O Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência “Victor Mostajo” localizado no município de Itaara irá realizar durante todo o mês de agosto visitas guiadas especiais. Com o tema ”Et de Varginha e Chupa Cabras – Realidade ou lendas urbanas?” o público poderá conhecer os dois mais enigmáticos casos de supostas criaturas alienígenas que assombraram o Brasil e a América nos anos 90 e 2000.
O museu preserva e expõe um acervo relacionado com a temática extraterrestre e todos os meses procura abordar um fenômeno diferente para atrair o público. Com 20 anos de existência, o local já recebeu mais de 650 mil visitantes, destacando-se como um dos museus mais visitados do Rio Grande do Sul (RS).
– Essa exposição não tem como objetivo provar que os casos aconteceram e sim contar e mostrar os dois lados da história. Aquele que é o mais sensacionalista e aquele que tenha sido o mais pé no chão, ou seja, a gente deixa livre a interpretação para o público visitante. Abordamos onde está a verdade dos fatos e onde está a fantasia que transformou esses casos em gigantescas lendas urbanas. – explica o diretor do museu, Hérnan Mostajo.
Leia também
Você sabia que um OVNI já cruzou pelo céu de Santa Maria?Feira, shows, planetário e brique: dicas para curtir o fim de semana em Santa Maria“Trem-Bala”, com Brad Pitt, e comédia “O Palestrante” são as estreias da semana nos cinemas de Santa Maria
Chupa Cabras e Et de Varginha
O fenômeno Chupa Cabras teve início nos meados da década de 1990, quando uma série de ataques sem explicações conhecidas à animais nas zonas rurais alarmou as pessoas no continente americano. No RS moradores de Itaara e de Uruguaiana afirmaram ter visto a criatura.
O Caso Et de Varginha, foi o mais notável do gênero e entrou para o mapa-múndi da ufologia após três garotas relatarem ter ficado frente a frente com um ser extraterrestre. Mostajo explica que o museu decidiu abordar essas duas lendas por elas terem gerado um debate público e ganhado grande fama.
– O chupa-cabras foi o ícone, ele abriu tudo naquela época e se espalhou para o mundo inteiro. Ele foi o pontapé inicial dessas lendas urbanas. Escolhemos também o Et de Varginha porque é nosso, é brasileiro e virou uma grande história. Então são dois pontos interessantes, o que abriu a história da ufologia mundial até o et de varginha que é um ícone nacional. – diz o diretor.
A professora do curso de Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Maria Clara Carneiro, visitou a exposição neste sábado (06). Essa foi a sua segunda visita ao museu e ela recomenda o passeio para todos.
– Eu acho interessante a gente conhecer um pouco a história do universo de uma forma bem humorada, a visita é muito divertida e é uma coisa que não é só para crianças. Os casos são explicados de forma clara para a gente não cair em mitos e poder valorizar o aspecto da pesquisa e do estudo. Eu indico para todo mundo porque é um espaço legal de se visitar. – relata Maria Clara.
Como visitar
As visitas guiadas sobre a temática das lendas urbanas irão acontecer em todos os finais de semana deste mês. O passeio se inicia às 15 horas e deve ser reservado pelo telefone.
Local : Museu Internacional de Ufologia – Rua Vanderlei de Almeida , 1010 Parque Serrano 2 /ItaaraDatas : 6, 7, 13, 14, 20 e 27 de agosto.Horário : 15 hsIngressos : R$30,00 para adultos e R$15,00 para estudantes e idosos. Crianças até 6 anos não pagam. Necessário reservas de ingressos pelo telefone 55 991790096
Leia todas as notícias