trânsito no centro

Onda verde deve começar a funcionar na Rua do Acampamento nos próximos dias

da redação

Foto: João Alves (prefeitura/ divulgação)

A onda verde em semáforos na Rua do Acampamento, no Centro da cidade, deve começar a funcionar nos próximos dias. Depois de outros cruzamentos na área central estarem sincronizados, equipes das prefeitura começaram, nesta quinta-feira, a instalação de controladores que vão permitir a onda verde (os semáforos funcionando em sincronia para dar fluidez ao tráfego). 

A instalação na Acampamento começou na esquina com a Rua Doutor Astrogildo de Azevedo. Depois, o trabalho segue em direção aos cruzamentos com a Tuiuti, Pinheiro Machado, José Bonifácio e Doutor Turi. A sincronização não contará com o semáforo no cruzamento com a Avenida Medianeira. 

Assim que o trabalho de instalação de controladores for finalizado, a sincronização começa a funcionar. Em outros pontos da cidade, a onda verde já está em funcionamento: já contam com o sincronismo as sinaleiras da Presidente Vargas com as ruas Floriano Peixoto, Serafim Valandro, Duque de Caxias e em frente ao Hospital de Caridade, e da Medianeira com as ruas Floriano Peixoto, Serafim Valandro, Heitor Campos e Barão do Triunfo.

O trabalho não envolve bloqueios no trânsito, mas conta a presença de equipes de agentes de trânsito orientando os motoristas nos momentos necessários.

COMO FUNCIONA
A onda verde consiste na sincronização dos controladores. Os equipamentos recebem o horário de um mesmo satélite no GPS que estará conectado ao controlador semafórico. Dessa forma, os semáforos sinalizam verde de forma sequencial progressiva, sem atraso. Para que o sistema funcione em plena perfeição, é preciso transitar na velocidade permitida na via.

* Com informações da assessoria de comunicação prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Startup cria cartão beneficente para ajudar Associação dos Familiares das Vítimas da Kiss Anterior

Startup cria cartão beneficente para ajudar Associação dos Familiares das Vítimas da Kiss

Campanha para reduzir acidentes de trânsito será lançada nesta sexta na Feira do Livro Próximo

Campanha para reduzir acidentes de trânsito será lançada nesta sexta na Feira do Livro

Geral