Foto: Arquivo Pessoal
Pela quarta vez consecutiva, o médico oftalmologista santa-mariense Gustavo Hüning e sua equipe conquistaram o prêmio de melhor filme cirúrgico do Festival de Filmes da Sociedade Americana dos Especialistas em Retina (ASRS, na sigla em inglês). O reconhecimento internacional foi anunciado no último fim de semana, em Long Beach, na Califórnia, Estados Unidos, diante de um público de cerca de 2,5 mil especialistas de diversas partes do mundo. O prêmio, intitulado Rhett Buckler Award, é considerado o Oscar da retina mundial
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Com mais de 100 vídeos inscritos, o trabalho premiado retratou um caso complexo atendido em Santa Maria: o paciente teve o olho perfurado após um prego se desprender e atravessar córnea, cristalino e retina. O procedimento, realizado em duas cirurgias, incluiu a retirada do corpo estranho e, depois, o implante de uma lente intraocular.
Na primeira etapa, foi feita a vitrectomia, uma técnica microcirúrgica para remoção do vítreo (gel do olho) e de fragmentos do prego, alojados no globo ocular. Na segunda cirurgia, com o olho já estabilizado, foi implantada uma lente intraocular, uma técnica considerada de alta complexidade e precisão, que permite substituir o cristalino natural do olho e corrigir erros refrativos. O paciente teve boa recuperação e preservou a visão.
Além de ressaltar o aspecto técnico do caso, Hüning destacou a importância do prêmio para o interior do Brasil:
– Todo mundo sempre fala que só se faz ciência e trabalho de qualidade nos grandes centros, mas, no Interior, você faz muita coisa boa também. Um vídeo que saiu daqui de Santa Maria vai ajudar gente no mundo inteiro.

Produzido pelo próprio médico em parceria com os irmãos, Arthur e Affonso, o vídeo exigiu várias horas de edição, narração, script e montagem. Os critérios de avaliação do festival incluem valor clínico, apelo didático e qualidade técnica da produção. Os jurados são oftalmologistas internacionais, mantidos em anonimato para garantir a imparcialidade da seleção.
Essa foi a quarta vez que Gustavo e a equipe venceram o festival da ASRS. Nos anos anteriores, ele foi premiado com vídeos que abordaram:
- uma técnica desenvolvida para remover óleo ocular extremamente denso,
- um método para reinserir a alça de uma lente que havia se desinserido,
- uma solução cirúrgica para retirada de duas lentes intraoculares que haviam caído sobre a retina de um paciente.
As premiações consecutivas consolidam o nome de Santa Maria no cenário oftalmológico internacional e reforçam a relevância do trabalho médico realizado na região. Segundo Hüning, esses vídeos não só ilustram técnicas modernas, como também funcionam como material de aprendizado para oftalmologistas de todo o mundo. O reconhecimento mostra que, mesmo fora dos grandes centros urbanos, é possível produzir ciência de excelência, com impacto global e origem local.