Foto: Pedro Piegas (Diário)
O que era para ser um dos cartões-postais de Santa Maria, para muitos, parece ter caído no esquecimento do poder público. Nem as lajotas, colocadas em 2003, resistiram ao tempo. Hoje, no lugar de muitas delas, há apenas concreto para tapar os buracos. Para resolver o problema em definitivo, a prefeitura anunciou que deve refazer, por completo, o Calçadão Salvador Isaia, no centro da cidade. A promessa do Executivo é que, até o final do ano, um novo espaço seja entregue à comunidade.
Quando o projeto sair do papel, a reclamação constante de quem frequenta o Centro deve ficar apenas no passado.
- O Calçadão está péssimo. Na semana passada, colocaram concreto, mas muitas pessoas acabaram até pisando e deixando marcas. O Calçadão está atirado - destaca a empresária Tatiana Segala.
O valor da obra para a revitalização não foi divulgado, já que a prefeitura está realizando orçamentos.
- Vai ser bem superior aos R$ 150 mil que iríamos gastar. A determinação é fazer uma obra para muitas décadas - adianta o secretário de desenvolvimento econômico, turismo e inovação, Ewerton Falk.
Obras do novo sistema de água pluvial no Calçadão devem ser concluídas até domingo
Embora prefira não falar em prazos, o secretário ressalta que a obra já está em andamento e que a execução é apenas a última parte de um longo processo burocrático.
- O primeiro estágio é a decisão. O segundo é o projeto, que o Instituto do Planejamento já concluiu. O terceiro é o recurso, que já temos garantido. O quarto, que estamos fazendo, é a parte orçamentária. A quinta é a execução - explica Falk.
O próximo passo deverá ser a abertura da licitação, para a escolha da empresa que irá realizar a obra. Segundo a prefeitura, isso irá acontecer assim que o processo orçamentário seja finalizado.
DRENAGEM
As obras no calçadão começaram em fevereiro deste ano, quando equipes da prefeitura trocaram 166 metros de tubulação que serviam para o escoamento pluvial desde a Praça Saldanha Marinho até a Rua Dr. Bozano. Todo o material foi doado por lojistas, que sofriam com as recorrentes infiltrações em dias de chuva forte.
- Antes eram realizadas apenas intervenções pontuais. Por isso que abrimos e fizemos um estudo completo para acabar definitivamente com o problema. Nós sabemos que o desgaste foi muito feio. Pedi pessoalmente para colocarem cimento. Não é uma obra que fique bonita, mas é o certo para podermos, agora, resolver definitivamente o problema - destaca o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que ontem estava em viagem a Brasília.