O que pode mudar na Quarta Colônia com a certificação de geoparque pela Unesco

Leandra Cruber

O que pode mudar na Quarta Colônia com a certificação de geoparque pela Unesco

NathSchneider

A avaliação da geóloga Helga Chulepin e do geógrafo e historiador Ángel Hernandéz faz parte das etapas necessárias para que um território seja reconhecido pela Unesco como um geoparque mundial. O resultado oficial deve ser conhecido em abril de 2023 quando, em caso positivo, o Geoparque Quarta Colônia poderá receber a Carta Verde.

Leia mais:

Tem início a missão de avaliação do Geoparque Quarta Colônia pela UnescoVisita da Unesco marca nova etapa para certificar o Geoparque Quarta ColôniaFósseis da Quarta Colônia são destaque em segundo dia da avaliação pela Unesco

De acordo com a avaliadora Helga Chulepin, uma das principais consequências para um território reconhecido internacionalmente pelo órgão que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU) é a possibilidade de atrair investimentos:

– Quando um território é certificado pela Unesco como geoparque, ele ganha mais visibilidade e surgem os recursos. Assim temos o desenvolvimento sustentável.

Ainda, conforme a diretora do projeto, Jaciele Sell, a experiência dos outros três geoparques brasileiros podem ajudar a projetar o futuro do território da Quarta Colônia. Hoje, estima-se que mais de um milhão de reais já tenham circulado nos nove municípios por seres aspirantes a Unesco.

– Quando a Unesco certifica que o local é sustentável, oferece serviços de qualidade e tem atrações geológicas, por exemplo, a tendência é que aumente o número de visitantes. Além disso, com esse esforço de incentivar o turismo, os locais também tem uma melhora na qualidade de vida para os moradores. Hoje, sabe-se que os jovens tendem a sair da Quarta Colônia e a cerificação influenciaria em oportunidades de trabalho para que eles se sentissem seguros em ficar.

A importância

O título da Unesco facilita o acesso a recursos internacionais para investimento no territórioAo aumentar a conscientização sobre a importância do patrimônio geológico da região na história e na sociedade de hoje, os Geoparques Globais da Unesco dão às pessoas locais um sentimento de orgulho em sua região e fortalecem sua identificação com a área. A criação de empresas locais inovadoras, novos empregos e cursos de treinamento de alta qualidade é estimulada, à medida que novas fontes de receita são geradas através do geoturismo, enquanto os recursos geológicos da área são protegidos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Representantes da Unesco chegam a Silveira Martins e avaliação começa nesta segunda Anterior

Representantes da Unesco chegam a Silveira Martins e avaliação começa nesta segunda

Visita da Unesco marca nova etapa para certificar o Geoparque Quarta Colônia Próximo

Visita da Unesco marca nova etapa para certificar o Geoparque Quarta Colônia

Geral