O ano de 2020 foi sem precedentes e ensinou muito a todos nós. A pandemia Covid-19 destacou o poder transformador das tecnologias digitais. Essas tecnologias de ponta não só permitiram trocas de informações em tempo real sobre o vírus, mas também facilitaram a prestação de serviços médicos essenciais e apoio financeiro do governo para empresas e indivíduos, além de fornecer um meio de continuar a atividade comercial e econômica. A capacidade de se conectar online serviu como uma tábua de salvação para literalmente milhões de cidadãos globais ansiosos por um envolvimento social virtual seguro, e uma forma de continuar a educação de seus filhos, entre outras necessidades sociais.
O trabalho remoto está remodelando a forma de organização das empresas, e provavelmente por muitos anos. No entanto, a taxa de transformação digital para lidar com esse novo mundo remoto de trabalho tem sido impressionante. Os acontecimentos deste ano comprovaram agora, mais do que nunca, a importância das pequenas empresas. Eles são o motor que impulsiona nossa economia e é crucial que continuem a operar, e nos tragam os produtos e serviços de que precisamos para nos manter felizes – e saudáveis.
Embora o comércio eletrônico já estivesse em alta antes da Covid-19, a pandemia acelerou o crescimento do comércio eletrônico em um ritmo tão rápido que até a Amazon teve que fechar suas portas para muitos vendedores, mais de uma vez. Ter um site já era importante antes da Covid-19. Agora, é um item indispensável para qualquer empresa que opera no século 21. A crise da Covid-19 acelerou a expansão do comércio eletrônico para novas empresas, clientes e tipos de produtos. Proporcionou aos clientes acesso a uma variedade significativa de produtos na conveniência e segurança de suas casas, e permitiu que as empresas continuassem a operar apesar das restrições de contato e outras medidas de confinamento.
A pandemia está mudando rapidamente nosso comportamento em relação aos canais online, e as mudanças provavelmente persistirão após a pandemia. Embora muitas empresas tenham o desafio de sobreviver no curto prazo, a crise também apresenta oportunidades; empresas ousadas que investem de forma ambiciosa e oportuna em seus negócios online, provavelmente emergirão como líderes de mercado.
O marketing digital está em constante evolução, ainda mais em meio à pandemia. Enquanto marcas, empresas e empreendedores lutaram para se adaptar ao cenário de mudança em 2020, muita coisa mudou. É difícil interagir com seu público online se você não souber realmente quem é ele, só assim você conseguirá se envolver efetivamente com seus consumidores.
Construir uma base de clientes lucrativa leva tempo. As empresas que empregaram o pensamento avançado quando se trata de marketing digital certamente estão colhendo os retornos de seus investimentos. Antes de sua crescente base de clientes se tornar o que é agora, eles levaram anos para construí-la. Portanto, mesmo quando há uma pandemia, esses negócios ainda prosperam devido ao fluxo de receita constante.
As pessoas estão interessadas em eventos atuais, mas não o tempo todo. Os leitores esperam um equilíbrio de histórias – compartilhe notícias importantes e de última hora, mas não negligencie outros tópicos. Para que as organizações tenham alguma esperança de responder a circunstâncias externas inesperadas, o primeiro passo é garantir que as equipes estejam alinhadas sobre tudo. Isso abrange manuais, mensagens e indicadores de desempenho.
A transformação digital tem a ver também com pessoas, não só com tecnologia. Quando se trata de transformação digital, a maioria das pessoas pensa que será sobre tecnologias e ferramentas. É verdade, em certo sentido, mas a Covid-19 provou que as pessoas devem ter precedência sobre a tecnologia. Transformar pessoas para usar ferramentas digitais em uma situação caótica é frequentemente subestimado, e a maioria das organizações prioriza a adoção de ferramentas digitais em vez de treinar pessoas. Lembre-se: as pessoas impulsionam a transformação digital. Estávamos falando de cultura digital.
Agora que as empresas tiveram algum tempo para se estabelecer nesse novo normal, é imperativo que as mentalidades mudem de pensamento reativo para proativo. O que as empresas fazem agora terá impacto sobre o seu desempenho no futuro.