Foto: Beto Albert (Diário/Arquivo)
Nossa Senhora da Medianeira recebeu a Coroação como Rainha do Povo Gaúcho, em cerimônia histórica realizada em Santa Maria, em 15 de agosto de 2024.
Santa Maria celebra, nesta sexta-feira, 15 de agosto, um feriado inédito: a Coroação de Nossa Senhora da Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho. É a primeira vez que a data integra oficialmente o calendário municipal, garantindo uma pausa no mês que, até então, não contava com nenhum feriado local.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Para isso, o tradicional feriado de 8 de dezembro, dedicado à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, deixa de ser feriado oficial, mas segue como uma data celebrada pela comunidade local com homenagens e festejos especiais.
Por que mudou?
A troca foi necessária para adequar o calendário municipal às regras da lei federal 9.093/1995, que limita a quatro o número máximo de feriados religiosos municipais. Santa Maria já tinha as datas fixas de 17 de maio (aniversário da cidade e dia de São Pascoal) e 8 de dezembro, além das datas móveis Corpus Christi e Sexta-feira da Paixão.
Para cumprir a legislação, a alternativa foi trocar o feriado de dezembro pelo de agosto. O dia 15 foi escolhido por marcar a coroação da imagem como Rainha do Povo Gaúcho, em 2024, primeira vez que uma imagem de Nossa Senhora recebe um título pontifício. O reconhecimento, concedido pelo Vaticano em meio às enchentes, foi feito na intenção animar o povo gaúcho durante o período de reconstrução, reforçando a presença de Nossa Senhora como símbolo de força e proteção.
A mudança partiu de uma iniciativa do arcebispo metropolitano dom Leomar Brustolin, em um projeto de lei apresentado pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores e aprovado em duas sessões realizadas em 27 de agosto de 2024, com 17 votos favoráveis, 3 contrários e uma ausência. A lei foi oficialmente assinada em cerimônia realizada no dia seguinte, 28 de agosto, no Salão Mater Dei do Santuário Basílica Medianeira.
O que dizem os santa-marienses
Nas ruas, enquanto algumas pessoas desconheciam completamente a existência da folga programada para esta sexta-feira (15), outras já tinham ouvido falar da mudança, mas não tinham clareza sobre os motivos que levaram à troca do feriado tradicional de 8 de dezembro. Para muitos, a informação ainda é novidade, e a explicação sobre a adequação às regras federais foi um ponto pouco conhecido entre os entrevistados. Veja, abaixo, o que diz cada um:
Lenir Cippolat, 65 anos, feirante
— Eu já sabia. É porque é a coroação da Medianeira. Acho até que ela merecia, sempre foi muito importante para nós. Acho que foi legal essa mudança. Antes, eu trabalhava bastante, mas, agora, prefiro aproveitar o feriado para descansar. Vou descansar, com certeza.

Laura Pereira, 22 anos, estudante de Odontologia na Universidade Federal de Santa Maria
— Eu não sabia, não sou daqui e moro aqui há uns cinco anos. Fiquei sabendo da mudança pelo calendário da UFSM. Para mim, não faz muita diferença. Pelo menos é um feriado no meio de agosto, que é melhor do que no final do ano, que é quando as coisas acumulam mais.

Oly Fagundes, 74 anos, autônomo
— Foi uma troca, né? Foi anunciado uns três ou quatro meses atrás, se não me engano. Eu, como não sou católico, nem religioso, nem cristão, para mim, tanto faz. Eu sou autônomo, folgo o dia que quiser, mas é bom um feriadinho.

Tereza Goulart, 73 anos, do lar
— Não, não sabia. Foi meu neto que chegou ontem e disse: ‘Vocês têm feriado’. Eu perguntei: ‘Mas do quê, Bruno?’. Aí ele disse que era de um santo. É bom, mas para mim, não faz muita diferença a troca.

Cirlene Filipowitz, 56 anos, professora municipal
— Sim, eu já sabia do feriado, acompanhei na imprensa. É por Nossa Senhora Medianeira que foi trocada a data. Nós estávamos habituados com o 8 de dezembro, mas vamos ver o que vai mudar. Vou aproveitar para descansar.

André Jobim, 41 anos, professor estadual e municipal
— Sei que houve uma mudança no feriado. Se eu não me engano, era no dia 8 de dezembro e, agora, passou para o dia 15 de agosto. É uma mudança de data de feriado religioso e alguma coisa relacionada à padroeira de Santa Maria, se eu não estou enganado. Eu, particularmente, não vejo grande diferença. Antes, não tínhamos nenhum feriado em agosto, e essa é a única diferença que eu percebo. Fora isso, nada demais. Vou descansar, sem dúvidas. Nós somos professores, estamos mobilizando, estamos aproveitando essa semana. E o professor trabalha e se mobiliza bastante, tem que dar uma descansadinha também.

Maria Aparecida, 68 anos, feirante
— Eu fiquei sabendo pelo rádio. A nossa feira é sempre de segunda a sexta, só que, nesta semana, já ficamos sem a sexta. E a gente já vai sentir a diferença. É um dia menos que temos, e a sexta tem um movimento melhor, o pessoal circula mais. Mas temos que obedecer, foi o que decidiram.

Roselaine Dapiere, 44 anos, autônoma
— Eu já sabia do feriado, é por que a Nossa Senhora Medianeira, agora, é a Rainha do Povo Gaúcho. Para mim, não faz diferença em termos de feriado, mas, em relação à santa padroeira, acho importante. Quando eu era pequena, tinha asma, e a minha mãe fez uma promessa e, graças a Deus, eu curei. Então, acho que valeu a pena. Até por que, no fim do ano, tem a Romaria, e o pessoal já vinha de todo lugar.

Ivani Trindade, 73 anos, cuidadora de idosos
— Nem estava sabendo. Para mim, não faz diferença, vou trabalhar de qualquer forma, independentemente do dia ou mês.

Os motivos apresentados

À época, a mudança da data contou com justificativas apresentadas pela Igreja Católica. Uma delas foi o fato de que, apesar de ser uma data tradicional, o dia da padroeira oficial do município e da Catedral Metropolitana, Nossa Senhora da Conceição, não era celebrada com grandes festejos na cidade.
Em contrapartida, a devoção a Nossa Senhora Medianeira é apontada como o maior patrimônio imaterial da região central do Rio Grande do Sul, especialmente em Santa Maria. A coroação da Medianeira, uma honraria concedida diretamente pelo Papa, representa um marco histórico e uma distinção única para a cidade, o que justifica a necessidade de reservar uma data especial para essa celebração.
Além disso, a Igreja destacou que será possível celebrar três datas importantes ao longo do ano dedicadas à Medianeira: o dia litúrgico, em 31 de maio; a coroação, em 15 de agosto; e a Romaria, realizada tradicionalmente no segundo domingo de novembro.