Difícil de resistir

Nutricionista diz que comer chocolate pode. Exagerar, não

Maurício Araujo

"

Se você é pai ou mãe e está com a consciência um tanto pesada, relaxe. A comilança de ovos de chocolate, balas, pirulitos e outras guloseimas é permitida. Pelo menos, era, domingo. A palavra a partir de segunda-feira, alertam especialistas, é controle.
- Comer chocolate não faz mal, mas o consumo exagerado é que pode trazer problemas - ressalta a nutricionista mestre em endocrinologia, Maristela Resch Lopes.

Segundo ela, o ideal nesses dias que sucedem a Páscoa é limitar o consumo de chocolate em, no máximo, 50 gramas por dia (o que significa duas barrinhas pequenas). Claro que é preciso compensar com um alimentação equilibrada nas principais refeições. Maristela alerta que o consumo exagerado de chocolates pode causar diarreia, vômito e dor de cabeça. Para evitar o mal-estar, é bom os pais controlarem o alimento, distribuindo-os em dias e horários definidos. Crianças e adolescentes para diabéticos e hipertensos não devem consumir o chocolate.
 
Maristela lembra que o consumo de chocolate pode ser feito normalmente, mas ele não pode se tornar um hábito, tanto para as crianças quanto para os adultos. O melhor horário para os pequenos consumirem é na parte da manhã e após o almoço, já que o chocolate tem componentes que dão energia e disposição além de hormônios que elevam o bem-estar.

Crianças se divertem consumindo os presentes do Coelhinho

As mães concordam com a especialista: não tem como cortar o consumo. O jeito mesmo é controlar. Domingo à tarde, Simone Teodoreto, 25 anos, que estava com o filho Henrique Teodoreto Fighera, 2 anos, em um shopping da cidade, contou que deixa o limite um pouco mais livre na época da Páscoa.
- Não tem como não dar chocolates nesta data.

A administradora Georgia Vieira, mãe de Vincenzo Vieira Pozzobon, 2 anos, concorda:
- Prefiro conter, mas não tem como evitar nesse dia.

Millena Schreiner Belmonte, 6 anos, ficou tão eufórica diante dos quatro ovos, conta a mãe, Lisiane Almira Schreiner, 29 anos, que comeu quase um inteiro depois do almoço.

DE OLHO NA DICA
- Oferecer chocolates saudáveis, com 75% de cacau na composição
- Estipular 50 gramas por dia de chocolate (nesta data)
- Os melhores horários para o consumo são o lanche da manhã e após o almoço. Os chocolates têm vitaminas, cálcio e minerais, que dão energia e disposição
- Não adquirir o hábito de consumir diariamente. O ideal é comer uma vez por semana

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Galinha com as patas quebradas é abandonada viva em cemitério de Santa Maria

Próximo

Para quê?

Geral