cortes

Novo valor do transporte coletivo será anunciado nesta semana em Santa Maria

18.410

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)/

A prefeitura pretende apresentar ainda esta semana o novo valor da tarifa de transporte coletivo de Santa Maria. Nesta segunda-feira, foi aprovado pelo Conselho de Transportes o reajuste de 27% na passagem. Agora, o parecer está nas mãos da prefeitura, que já estuda os próximos passos. Em entrevista ao CDN Entrevista desta segunda-feira, o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, afirmou que a primeira medida será cortar 25% dos cobradores que ainda estão na ativa para reduzir ainda mais os custos. O transporte coletivo tinha um fluxo de cerca de 100 mil usuários diários antes da pandemia. Atualmente, a média é de 50 mil, o que exigiu mudanças no sistema. Para manter o serviço em funcionamento, o Executivo precisou reduzir linhas, veículos e operadores. Em maio do ano passado, 50% dos trabalhadores foram dispensados da atividade.  

- Nós conseguimos segurar o aumento do valor da passagem por dois anos. Vamos precisar reduzir mais cobradores e implementar a bilhetagem eletrônica, com o pagamento feito pelos próprios usuários - afirmou. 

Eduardo Leite renuncia ao governo do Estado e pode concorrer à presidência do Brasil

Ponsi também disse que, do ponto de visto do usuário, o grande problema é a falta de qualidade do sistema de transporte. Segundo ele, são 50 anos de um serviço que não acompanhou as necessidades da população. O secretário acredita que com o Plano Diretor de Transporte Coletivo, que prevê um estudo completo sobre o uso e demanda dos ônibus, e a licitação do transporte público, os problemas de qualidade, agilidade e tecnologia serão resolvidos.

- Não vamos desqualificar um sistema que nos serviu durante todo esse tempo, mas ele é desatualizado em razão do crescimento da cidade. Estamos nos preparando para a licitação e para um novo modelo do sistema de transportes. A grande mudança na qualidade vem a partir do Plano Diretor e da licitação - avalia.

LICITAÇÃO
A licitação, segundo Ponsi, deve sair no segundo semestre deste ano. A prefeitura pediu judicialmente para esperar até junho, quando as aulas da UFSM já tiverem retornado 100% presencial e o movimento nos ônibus estiver estabilizado, para começar o processo. O termo de referência para o edital de licitação já está sendo montado. Ele garante que quando houver "segurança juridica, técnica e operacional" a licitação vai sair. 

PREÇO DA PASSAGEM
Orion Ponsi também garantiu, durante a entrevista, que a passagem não vai custar R$ 5,34. Conforme ele, a planilha técnica da tarifa, aprovada ontem, é legal, aceitável e de acordo com o cenário vigente, e não pode ser reduzida ou aumentada. Porém, uma análise técnica e do governo é que vai compor o preço público da tarifa praticada. 

- Com certeza, não será esse valor. O usuário ia se retirar do sistema e se colocar em outros transportes alternativos. Tirando usuários, a tarifa ficaria ainda mais cara. Segundo, porque a pandemia afetou a economia e impactou na renda das pessoas. Preciso achar o equilíbrio perfeito para que o sistema não entre em colapso. Precisamos apresentar uma tarifa adequada que seja atrativa para os usuários retornarem a usar ônibus.

A prefeitura analisa subsidiar parte das despesas das empresas do transporte coletivo. De acordo com Ponsi, são estudadas algumas possibilidades, como diminuir a quilometragem, serviço ou algum pagamento ao sistema. Ele lembrou que no ano passado, 100 veículos foram retirados de circulação e 50% do salário dos diretores foi reduzido, o que gerou uma economia de aproximadamente R$ 20 milhões. Além disso, o Executivo deve encaminhar um projeto de lei para a insenção de ISSQN das empresas. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Obras de perimetral iniciada há 14 anos avançam em Santa Maria

Agência da UFSM promove bate-papo com mulheres empreendedoras nesta quinta-feira Próximo

Agência da UFSM promove bate-papo com mulheres empreendedoras nesta quinta-feira

Geral