Foto: Rian Lacerda (Diário)
A nova atualização do Programa Balneabilidade indica mudança no cenário em Santa Maria. O Balneário Passo do Verde foi classificado como impróprio para banho no sétimo boletim divulgado na sexta-feira (23) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ao todo, o novo relatório aponta oito pontos impróprios para banho entre os 96 monitorados no Rio Grande do Sul. Além dos seis locais que já apresentavam restrições no boletim anterior, divulgado na semana passada, foram incluídos nesta atualização o Balneário Passo do Verde, em Santa Maria, e a Praia do Pinvest, em Tapes. As coletas realizadas nos dias 19 e 20 de janeiro.
Na semana anterior, Santa Maria não tinha pontos classificados como impróprios, já que o Passo do Verde havia apresentado melhora na qualidade da água. Com a nova análise, no entanto, o balneário volta a exigir atenção da população e a suspensão do banho até nova avaliação.
Locais impróprios para banho nesta semana (município — Balneário/Praia)
- Cerrito — Balneário Cerrito - Rio Piratini
- Cristal — Balneário do Rio Camaquã
- Osório — Lagoa do Peixoto
- Pedro Osório — Balneário Pedro Osório - Rio Piratini
- Pelotas — Valverde - Trapiche
- Piratini — Balneário Municipal Klérfim Cardoso - Rio Piratini
- Santa Maria — Balneário Passo do Verde - Rio Vacacaí
- Tapes — Praia do Pinvest
Como funciona o monitoramento
O Programa Balneabilidade é realizado anualmente pela Fepam desde 1979 e integra a Operação Verão Total do governo do Estado. A classificação dos locais como próprios ou impróprios para banho é baseada na análise da bactéria Escherichia coli (E. coli), conforme critérios das resoluções do Conama nº 274/2000 e nº 357/2005. Em alguns pontos específicos, também há monitoramento de cianobactérias.
Para que um local seja considerado impróprio, é necessário que duas ou mais amostras, entre as cinco últimas coletas, ultrapassem 800 unidades de E. coli, ou que a análise mais recente supere 2 mil unidades. No caso das cianobactérias, o limite é de 50 mil células.
Os boletins são divulgados semanalmente, sempre às sextas-feiras, no site e nas redes sociais da Fepam, além de placas instaladas nos próprios balneários e no webaplicativo do programa. A divulgação segue até 27 de fevereiro.
Recomendações aos banhistas
A Fepam orienta que a população entre na água apenas em locais classificados como próprios, evite o banho nas primeiras 24 horas após chuvas intensas ou em períodos de cheia dos rios, não utilize áreas com concentração de algas e observe atentamente a sinalização instalada nos balneários. Atenção especial é recomendada para crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.