Horário de verão

No domingo, adiante o seu relógio em uma hora

Suellen Venturini

Se você estiver lendo essa reportagem no sábado, fique atento, mas, se já for domingo, é melhor verificar se o seu relógio está informando o horário certo. A partir da meia-noite deste 15 de outubro, começa o horário de verão. E você precisa adiantar em uma hora os ponteiros do seu relógio. A mudança segue até fevereiro do ano que vem. 

Trânsito no Bairro Medianeira sofrerá mudanças partir de terça-feira

 SANTA MARIA, RS, BRASIL. 12/10/2017.Horário de verão em Santa Maria, Sul do Brasil, muda no dia 16 de outubro.FOTO: GABRIEL HAESBAERT / NEWCO DSM
Foto: Gabriel Haesbaert / NewCo DSM

A mudança ocorre todos os anos nas últimas décadas e causa alterações, às vezes significativas, na rotina das pessoas. Para Alice Borges, 31 anos, que trabalha há três anos no turno da manhã em uma padaria no centro de Santa Maria, o efeito não é sentido tanto na vida pessoal quanto na profissional, mas ela percebe que o perfil do consumo muda. 

– A gente não chega a mudar a escala, mas as pessoas passam a comprar em horário diferente – comentou. 

ECONOMIA

Com a decisão de manter o horário de verão, o Governo Federal deixou o debate sobre a mudança alterar ou não a economia nacional para o ano que vem. Para o consórcio RGE Sul, os 127 dias de horário modificado pode gerar benefícios. De acordo com o material enviado à imprensa, o consórcio espera a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no horário entre 19h e 22h.

 Empoderamento feminino é tema de debate em livraria

Se a energia elétrica foi utilizada mais tarde, diminui a chance, segundo o consórcio, de quedas de energia e de picos. “Na média, as pessoas chegam em casa a partir das 18h, início da noite. Logo, uma das primeiras ações é acender a luz. Na mesma hora, entram em operação a iluminação pública e os luminosos comerciais, por exemplo. No período do horário de verão, as cargas das residências e de iluminação pública passam a operar após às 19h, quando o consumo industrial começa a cair”, explicou a RGESul.

CLIMA
A escassez de chuvas e o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas influenciou na decisão do Governo Federal na manutenção do horário de verão. Na Região Sul, segundo o meteorologista Gustavo Verardo, os primeiros dias do novo horário serão de bastante chuva. Segundo Verardo, essa é a previsão para toda a primavera.

– Outubro fica com essa condição e depois, em novembro, a frequência de chuva, temporais e granizo reduz, mas o tempo deve seguir instável – informou.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

OPINIÃO: P M D B

Próximo

OPINIÃO: Educador, onde está?

Geral