"Em 30 dias, pagaremos R$ 300 de pedágio", reclama morador de Arroio do Só que protestou após aumento de tarifa em Palma

Fotos: Beto Albert (Diário)

Filas longas para transitar entre o distrito de Palma e o município sede (Santa Maria) devido à ponte móvel, acostamentos com uso inviável e, para completar, um aumento na tarifa da RSC-287. A indignação é do morador do distrito de Arroio do Só Reni José Weber, 71 anos. O agricultor foi uma das 50 pessoas que protestaram em frente à praça de pedágio do distrito de Palma na tarde deste domingo (13). Os moradores de Palma também integraram o movimento. ​

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O grupo mostrou-se contra o novo valor, que aumentou para R$ 5 a tarifa paga por automóveis, por exemplo, para passar pelo local. O valor mensal pode chegar a R$ 300 para quem precisa se deslocar diariamente.

– Depois da enchente, não dá para transitar nesse acostamento, não tem cabimento. Quem vai e volta todo dia até Santa Maria terá que pagar R$ 10 o dia. No final do mês, serão R$ 300 de pedágio. Não tem cabimento. E subir 16%, com uma inflação de 4%? É inadmissível – destaca ​Reni, que defende a isenção para aqueles que circulam no mesmo município. 

Reni.

A alteração no valor corresponde a indenizações destinadas à Rota de Santa Maria, concessionária responsável pela rodovia. A primeira se refere às obras mal feitas pela estatal EGR antes de a Rota assumir o trecho da RSC-287, em 2021. A segunda foi a alta extraordinária de preços de insumos rodoviários, como asfalto, ferro e concreto, por conta da pandemia de Covid-19 e da guerra na Ucrânia. Esses dois pedidos feitos pela Rota, além de outros três de pequeno valor, totalizam R$ 65 milhões e foram aceitos pelo governo do Estado e pela Agergs.


Principais reivindicações dos moradores dos distritos de Palma e Arroio do Só

  • Isenção de pedágio para deslocamentos dentro do município. Os manifestantes estendem as reivindicações para localidades de outros municípios ao longo da RSC-287 na mesma situação
  • Veja todas as reivindicações aqui. 

Se não for viável a isenção total, que seja parcial, acredita Arlete Terezinha Weber, 55 anos, moradora do distrito de Palma. Para ela, a medida seria necessária para que o serviço fosse mais adequado ao consumidor. 

Arlete Terezinha.

– Não digo isenção total, mas, pelo menos, uma parte. O que puderem fazer por nós. Estamos manifestando por esse motivo. A gente circula mais. Depende de Santa Maria para ter acesso a médico, mercado, educação, enfim, para tudo. 

O trânsito de veículos não foi totalmente interrompido, ficando 5 minutos bloqueado e 5 minutos liberado para cada lado.Foto: Divulgação

Conforme moradores, um novo protesto pode ocorrer após as eleições. Os envolvidos devem se reunir para decidir a data. 


Conversa com MP e Rota de Santa Maria 

Conforme a conselheira distrital de Palma Terezinha Balconi, desde a chegada do pedágio, há um esforço para que os moradores tenham melhores condições. 

Terezinha Balconi.

–  Tínhamos um grupo de moradores antes da implantação do pedágio. Quando chegou, nós começamos a questionar, buscar melhorias, e criamos o conselho. As pessoas estão realmente preocupadas com o que pode acontecer. Estamos em constante contato com o Ministério Público sobre o tema – explica Terezinha. 


Em 17 de setembro, a Secretaria de Reconstrução do Estado confirmou estar avaliando a possibilidade de desconto para usuário frequente de pedágios na RSC-287. A secretaria diz que foi ela que propôs esse estudo e que, se a mudança for implementada, será para as cinco praças de pedágio da rodovia.


Propostas para a isenção de pedágio para quem circula dentro de um município

Os manifestantes indicaram algumas propostas para quem circula dentro de Santa Maria, entre distritos, por exemplo. Segue: 

  • A implementação de pontos de checagem nos limites municipais possibilitaria a isenção para veículos que circulam exclusivamente dentro de um mesmo município, promovendo mais justiça para as populações locais. Essa medida beneficiaria especialmente comunidades que precisam se deslocar no dia a dia sem arcar com custos de pedágio dentro de seu próprio município
  • A instalação de um maior número de pórticos ao longo da rodovia reduziria o valor cobrado em cada ponto de passagem. Isso tornaria os deslocamentos curtos entre municípios vizinhos menos onerosos ou até mesmo isento, aliviando a carga financeira sobre a população local
  • Em trechos duplicados da rodovia, onde o trajeto forçado até a próxima rótula obriga o motorista a cruzar um limite municipal para retornar, o sistema Free Flow poderia ser programado para isentar a cobrança, desde que o usuário retorne dentro de um tempo estipulado. Essa solução evitaria cobranças injustas e garantiria um tráfego mais fluido, beneficiando os usuários da rodovia

Resposta da Rota de Santa Maria

"A Rota de Santa Maria informa que todos os esforços estão sendo feitos para restabelecer a normalidade e a qualidade dos serviços na RSC-287. A concessionária está trabalhando em conjunto com o Estado (poder concedente) e o Ministério Público do Rio Grande do Sul, conforme o planejamento estabelecido na reunião de 17 de setembro.

Uma segunda ponte provisória, similar à estrutura existente no Arroio Grande, está sendo instalada e estará em operação até o final do mês de outubro, pelo período necessário para a implantação da ponte definitiva, estimado em 5-6 meses de obra. Com a segunda estrutura provisória, será eliminado o Pare e Siga no local. Com uma ponte para cada sentido, a rodovia ganhará mais fluidez e o tempo de deslocamento será significativamente reduzido. Todo o processo prioriza a segurança dos usuários, mantendo os limites de velocidade e capacidade de carga nas pontes.


Paralelamente, o trabalho de recuperação do asfalto e do acostamento está sendo realizado em regime de força-tarefa, visando solucionar os problemas ao longo dos 204,5 quilômetros do trecho concedido da RSC-287, entre Tabaí e Santa Maria. Já foram investidos mais de R$ 40 milhões, em caráter emergencial, para reparar os danos causados pela catástrofe climática que atingiu o Estado em maio deste ano.


Por fim, esclarecemos que a concessão o governo estadual está estudando a possibilidade de implementação de sistema de desconto tarifário para usuários frequentes. A Rota de Santa Maria reforça seu compromisso de manter o diálogo com as comunidades atendidas, bem como com as lideranças políticas e empresariais da região, e assegura que continuará trabalhando para a plena recuperação da rodovia."


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Bibiana Pinheiro

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