Força-tarefa

No primeiro dia, 30 toneladas de lixo são retirados em mutirão de limpeza na Maringá

Uma força-tarefa, realizada ontem, na Vila Maringá, resultou na retirada de cerca de 30 toneladas de lixo. Os resíduos recolhidos por uma máquina retroescavadeira foram colocados em um caminhão, para depois receberem a destinação correta. A ação, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Sustentare – empresa responsável pela coleta de lixo domiciliar em Santa Maria – percorreu o trecho ao longo da Avenida Perimetral.

Ação voltada à conscientização e à limpeza de terrenos será realizada até a próxima sexta-feira Foto: Deise Fachin / Prefeitura de Santa Maria

De acordo com o superintendente de Licenciamento e Controle Ambiental e Animal da pasta, Gerson Vargas Peixoto, o lixo doméstico está sendo transportado para a Central de Tratamento de resíduos de Santa Maria (CRVR), localizada no distrito de Boca do Monte. Já os inservíveis (móveis e restos de eletrodomésticos como fogões, máquinas de lavar e até geladeiras) estão sendo encaminhados para a destinação correta, em locais credenciados pela prefeitura.

Parar de fumar exige muita força de vontade

A força-tarefa conta ainda com o auxílio da Superintendência de Vigilância em Saúde. Nessa primeira etapa, os moradores estão recebendo orientações sobre o controle de zoonoses e infestações, como as causadas pelo mosquito Aedes aegypti (mosquito que transmite várias doenças). Nas residências que apresentam os pontos mais críticos de acúmulo de lixo, os servidores conversam com os moradores para fazerem a separação do que pode ser reciclado. Em um segundo momento, as equipes devem retornar à Vila Maringá para recolher o lixo retirado de dentro dos terrenos particulares.

VÍDEO: conheça o cinema que abre nesta sexta-feira em Santa Maria

O trabalho segue até a próxima sexta-feira, e a estimativa é recolher 150 toneladas de resíduos.

PARA DENUNCIAR
A população pode colaborar na fiscalização do descarte irregular de lixo. Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza um canal de atendimento direto com o cidadão. É possível registrar denúncias (anônimas e sigilosas) pelo telefone (55) 3921-7150. Também está à disposição o e-mail resí[email protected] para críticas, sugestões, elogios e reclamações.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Acusada de matar sogra é absolvida pelo Tribunal do Júri

Próximo

Érico Veríssimo ganhará escultura em tamanho real em Cruz Alta

Geral