sob chuva

Na véspera de fim de prazo, santa-marienses chegam cedo e formam fila em cartório eleitoral

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Movimentação por volta de 11h em frente ao cartório

Na véspera do fim do prazo para regularizar a situação eleitoral, os santa-marienses chegaram cedo e formaram fila em frente ao Cartório Eleitoral na Avenida Medianeira. O atendimento começa apenas ao meio-dia, mas o primeiro da fila chegou às 7h30min. Minutos antes da abertura do cartório, cerca de 80 pessoas aguardavam na fila do lado de fora, sob chuva. Todos os serviços, como transferência de domicílio eleitoral e emissão de primeira via do título, também podem ser solicitados pela internet.

O primeiro a chegar foi o agricultor Paulo Portela, de 49 anos. Como ouviu dizer que o atendimento iniciava às 8h, saiu cedo da localidade de Alto das Palmeiras, no distrito de São Valentim, para evitar filas. Só descobriu que seria atendido ao meio-dia quando viu a folha colada na porta do cartório. Ele busca transferir o domicílio eleitoral para Santa Maria.

- Agora não dá para ir embora, para não perder o lugar na fila. Tenho que esperar, com frio, na chuva - disse o agricultor.

Logo depois, às 8h30min, chegou Mariane da Silva, de 18 anos. É a segunda tentativa dela para emitir a primeira via do título de eleitor. Na primeira, foi barrada na porta por não apresentar o comprovante de vacinação, requisito obrigatório para ingressar no cartório. Nesta terça, ela decidiu chegar cedo para evitar filas.

- É meio chata a espera - resume a estudante.

A espera gerou reclamações, como a do autônomo Jerônimo Boeira de Souza, de 61 anos, que discorda do horário de atendimento ofertado pelo Cartório, do meio-dia às 19h.

- Fica a manhã toda fechada e ficam de abrir só de meio-dia. Aí o povo fica todo na chuva - diz.

Há também quem reclame do serviço online.

- Não funciona. Estou tentando e não consigo. Muitos aqui já falaram isso - relata a cabeleireira Terezinha Portes, de 60 anos.

DEMANDA CRESCE NA VÉSPERA DO FIM DO PRAZO

Conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), 7.785 pessoas procuraram atendimento nos cartórios de Santa Maria. A demanda mais comum é a emissão da primeira via do título de eleitor por jovens, com 3.711 pedidos.

O crescimento na demanda dos último meses é perceptível nos números mensais de alistamentos registrados em Santa Maria. Em 2021, a média mensal foi de 250 primeiras vias emitidas. Já em janeiro deste ano, o número subiu para 729. Em março, foram 1.003 pedidos e em abril, 1.252.

Até o dia 28 de abril, Santa Maria contava com 206.622 eleitores aptos a votar nas próximas eleições.

PELA INTERNET

O atendimento online pode ser solicitado pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul até 4 de maio. É só clicar em "Atendimento" no menu do lado esquerdo, que o usuário é direcionado à JE (Justiça Eleitoral) Digital. 

No site, há a lista de serviços disponíveis, incluindo a consulta da situação eleitoral. A partir daí, o usuário deve selecionar o serviço desejado e seguir os passos mostrados na tela. 

- Na medida que a pessoa for clicando, vai estar ali o passo a passo e a explicação de como proceder para fazer o pedido - diz Vinicius Teixeira.

Mesmo com chuva, público vai às bancas no 4º dia de Feira do Livro

Devido à pandemia, a coleta da biometria permanece suspensa e deve ser retomada só em 2023. Portanto, para esta eleição, não é obrigatória a biometria. 

MENORES DE 18 ANOS

A emissão do título de eleitor é obrigatória para pessoas a partir dos 18 anos. Em 2020, e neste ano, os dados se assemelham em Santa Maria: aproximadamente mil eleitores aptos nessa faixa etária.  

Em 2018, foram emitidos 2.475. Já em 2020, foram confeccionados 1.174 documentos e em 2022, 1.158. No caso de jovens entre 15 e 17 anos, faixa etária em que o voto é facultativo, foram emitidos este ano 587 títulos até o mês de março.

Contas de luz dos gaúchos ficarão 4,65% mais caras para cobrir déficit no setor elétrico

PARA FICAR EM DIA COM A JUSTIÇA ELEITORAL

Serviços oferecidos até 4 de maio

  • Emissão do primeiro título
  • Transferência de domicílio eleitoral
  • Regularização do título

Confira os documentos necessários para emitir a 1ª via e também para regularizar a situação

Online

  • Documento de identidade oficial com foto (foto frente e foto verso): pode ser RG, carteira de trabalho, carteira profissional (OAB, Crea, etc) 
  • Foto estilo selfie (foto de si mesmo) segurando o documento de identificação, mostrando o lado da foto, próximo ao rosto 
  • Comprovante de residência emitido ou expedido nos últimos três meses 
  • Comprovante de quitação do serviço militar para pessoas do gênero masculino (homens cis e trans), no ano que completarem 19 anos 

Presencial

  • Caso opte pelo atendimento presencial, os mesmos documentos devem ser entregues, com exceção da foto. Para jovens entre 15 e 17 anos, não é necessário acompanhamento de pais ou responsáveis. O documento, que agora é digital, pode ser acessado no aplicativo e-Título entre três e oito dias úteis após a solicitação

Mais informações

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Erosão na Rua Fernandes Vieira provoca a queda do asfalto para dentro do Arroio Cadena

Próximo

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UFN auxilia na declaração do imposto de renda

Geral