Música e tradicionalismo no encerramento do Carrossel Cultural

Bernardo Abbad

Música e tradicionalismo no encerramento do Carrossel Cultural
Fotos: Divulgação

Esta sexta-feira (29) é o último dia da programação de férias para a criançada no Theatro Treze de Maio. Com a apresentação única de dois espetáculos da Companhia Armazém, o Carrossel Cultural – Férias Divertidas, chega ao fim após quatro dias de peças teatrais gratuitas para crianças de todas as idades e regiões de Santa Maria. O projeto foi realizado por Angélica Silva Produções e teve apoio da prefeitura municipal, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

As histórias do Vô Venâncio

O primeiro espetáculo da sexta ocorre às 15h e tem como protagonista o famoso Vô Venâncio. Personagem tipicamente gaúcho, ele está sempre visitando feiras do livro, escolas, espaços públicos e eventos de vários locais. Juntamente com sua neta Feliciana e seus dois amigos músicos, ele proporciona para a criançada um divertido e inusitado momento cultural por meio de suas histórias e causos. As crianças participam ativamente das histórias contadas por Venâncio, podendo ser em certo momento da peça, inclusive, algum dos personagens, como Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau, Cacique, Imembuí, entre outras figuras dos contos de fadas e de lendas regionais.

Segundo a atriz e produtora Patrícia Garcia, da Companhia Armazém, as histórias do Vô Venâncio é a peça mais antiga da companhia que tem mais de 10 anos:

– Está em cartaz desde 2009 e vai se moldando conforme o próprio Vô Venâncio vai amadurecendo. Uma das vantagens do espetáculo é que ele trabalha com contação de histórias, então a gente tem essa liberdade de trocar a história que vai contar. Se é um público que já assistiu, por exemplo, a gente tem novas histórias.

Leia também:

Poesia para encantar os pequenos no Theatro Treze de MaioDiversão e emoção vão marcar segundo espetáculo do Carrossel Cultural no Theatro Treze de Maio“Clownfusão” dá início à programação infantil de férias do Theatro Treze de Maio

Trem Maravilha

O segundo espetáculo do dia também é produzido pela Companhia Armazém. Às 19h30min, o Trem Maravilha promete trazer, por meio da música, nostalgia para os pais e descobertas para as crianças. Na peça, o grupo Trem Maravilha era uma famosa banda infantil dos anos 1980. Após mais de 20 anos, eles se reúnem para relembrar os anos dourados e para tocar mais uma vez.O espetáculo foi criado durante a pandemia e já foi apresentado três vezes em formato virtual pela Companhia Armazém. As janelas do Theatro Treze de Maio também foram “palco” para o Trem Maravilha durante a Feira do Livro de 2021, momento em que ainda não podia ter público presencial no Theatro.

– Essa vai ser a primeira vez que vamos apresentar o Trem Maravilha no palco do Theatro com público presencial. Estamos muito ansiosos e animados! É um espetáculo musical que revive o sucesso das músicas infantis dos anos 1980 e 1990. A banda é super animada e é tudo muito colorido. Esse espetáculo vai ser um encerramento muito legal para o projeto Carrossel Cultural – Férias Divertidas – conclui Patrícia.A cantora Daiane Diniz, vocalista da banda Rocksane e que atua em diferentes musicais, conta que o espetáculo conversa com o que ela viveu, ouviu e cantou na infância.– A gente traz no repertório o que era especial para as crianças dos anos 1980. E temos a oportunidade de apresentar nossa infância paras as crianças de agora. A minha expectativa é de casa cheia, porque o projeto Carrossel Cultural foi um sucesso durante toda a semana e, hoje, não será diferente. Será uma emoção – finaliza a cantora.

O Carrossel Cultural encerra nesta sexta, participe!

As histórias do Vô Venâncio 

Onde: Theatro Treze de MaioDireção: Ricardo PaimCom: Cezar Leal, Igor Tadielo, Patrícia Garcia e Ricardo PaimQuando: sexta, dia 29, às 15h

Trem Maravilha

Onde: Theatro Treze de MaioDireção: Patrícia GarciaCom: Patrícia Garcia, Ricardo Paim, Daiane Diniz, Igor Tadielo, Michel Wagner e Rodrigo Cunha.Quando: sexta, dia 29, às 18h

Leia mais notícias de Cultura

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dos mais de 300 trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão, 26 são do Rio Grande do Sul Anterior

Dos mais de 300 trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão, 26 são do Rio Grande do Sul

Quinto caso de varíola do macaco é confirmado no Rio Grande do Sul Próximo

Quinto caso de varíola do macaco é confirmado no Rio Grande do Sul

Geral