Região

Municípios ainda recuperam estragos causados por temporal

Diário de Santa Maria

Uma semana após o temporal que atingiu a região, os municípios mais afetados ainda trabalham na reconstrução. Em Cruz Alta, houve diversos pontos de destelhamentos, além da falta de água e de luz. Pelo menos 265 postes caíram devido aos ventos fortes, que chegaram a 120 km/h na região e também causaram estragos e destelhamento de cerca de 700 casas de Júlio de Castilhos e Tupanciretã.

Telhas são doadas a famílias atingidas pelo temporal de 1º de outubro de 2017 em Cruz Alta. Praças são limpas
Em Cruz Alta, empresas locais doaram telhas a famílias que tiveram casas atingidas pelos ventos de até 120 km/h no EstadoFoto: Prefeitura de Cruz Alta / Divulgação

Com ajuda do Parque de Máquinas da prefeitura de Cruz Alta, que disponibilizou sete caminhões, quatro motosserras e duas retroescavadeiras para a retirada de árvores e galhos da rede de energia, todas as residências já tiveram a luz restabelecida. A Secretarias de Assistência Social e a Coordenadoria de Transparência mobilizaram equipes para visitas às residências mais atingidas e atendimento para aqueles que mais necessitassem, além de atuar na arrecadação de alimentos, lonas e telhas.

 Romaria de Fátima reuniu milhares de pessoas em Cruz Alta

O coordenador da Defesa Civil do município, Delmar Fonseca, ressaltou que além do poder público, os Bombeiros desempenharam um papel essencial na recuperação da cidade, atuando na distribuição de lonas e arrecadação de materiais. A Assistência Social soma 495 atendimentos realizados. Quem necessita ainda poderá receber atendimento nos Cras.

Empresas locais se mobilizaram doando materiais às famílias atingidas. A CCGL foi responsável pela doação de 150 quilos de leite em pó, e o Clube Arranca, o Rotary Ana Terra e a Sementes Aurora contribuíram com telhas.

As prefeituras de Cruz Alta e Júlio de Castilhos decretaram emergência devido aos estragos.


Retorno parcial das aulas em Tupanciretã


Nesta segunda-feira, foram retomadas as aulas nas escolas municipais de Educação Infantil de Tupanciretã que haviam sido atingidas pelo temporal. Conforme a prefeitura, os estragos foram consertados e todas estão em condições de receber alunos e professores.

 Show de tango homenageia a era do rádio em São Gabriel

Já nas escolas municipais de Ensino Fundamental, as aulas seguem suspensas há uma semana. Os prédios passam por reparos emergenciais. A previsão da Secretaria de Educação é que as atividades sejam retomadas de forma gradativa nos estabelecimentos que já estiverem recuperados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Violência obstétrica: o que dizem mães e profissionais da saúde de Santa Maria

Próximo

Homem é preso em flagrante e carro furtado é apreendido 

Geral