carros de app

Motoristas de carros de aplicativo fazem mobilização por reajuste nas tarifas

Maurício Araujo

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Anselmo Cunha (Especial)

Cerca de 200 motoristas de carro por aplicativo se reuniram, na manhã desta terça-feira, na Gare da Viação Férrea. Várias propostas são reivindicadas pela categoria, como: reajuste nas tarifas, derrubada dos valores promocionais das plataformas, regulamentação dos serviços de aplicativo em Santa Maria e até o aumento do preço dos combustíveis. Para serem ouvidos e mostrarem sua importância, foi decidido que nenhum carro de aplicativo trabalharia até a meia-noite.

Com bandeira vermelha e novos decretos, entenda o que pode e não pode funcionar em Santa Maria

Às 8h, os carros começaram a chegar na Gare, onde se reuniram até as 10h30min, quando sairiam em uma carreata pelas principais ruas da cidade. Durante a mobilização, os motoristas reafirmaram suas demandas. Conforme o presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativo de Santa Maria (Amap), Tiago da Rocha Cervo, as tarifas do transporte por aplicativos estão defasadas há três anos, o que gera prejuízo para esses trabalhadores:

- É a maior mobilização em Santa Maria. Hoje, nossas principais lutas são a defasagem das tarifas e as tarifas profissionais criadas pelas grandes plataformas em época de pandemia. Também estamos mobilizados para acompanhar a regulamentação do serviço na Câmara de Vereadores, que pode trazer melhorias para a classe. Ainda lembramos que as plataformas não acompanharam a subida dos combustíveis. Hoje é o grito de basta, de chega. Reivindicamos essas melhorias. 

Profissionais da saúde aguardam há mais de 15 horas na fila da vacina

Em concordância com o presidente da Amap, Jerri Simon, motorista por aplicativo há cerca de um ano, afirma que a tarifa se mantém a mais tempo do que atua no setor:

- Esses valores estão há mais tempo do que eu pertenço a este trabalho. O valor está defasado. Então estamos trabalhando para aumentar esses valores e ser justo.

Para retomada segura de aulas, especialistas recomendam estabilidade nos casos

De acordo com o presidente da AMAP, há cerca de três mil carros por aplicativo em Santa Maria, mas nem todos têm este trabalho como principal fonte de renda. Apesar de nem todos estarem presentes na manifestação, Cervo avalia como positivo o protesto. Motoristas que não aderiram ou não sabiam da carreata, eram chamados por aplicativos na Gare, onde recebiam informações acerca das propostas e, por livre iniciativa, juntavam-se aos demais.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Postos serão obrigados a informar composição do preço de combustível

Com bandeira e novos decretos, entenda o que pode e não pode funcionar Próximo

Com bandeira e novos decretos, entenda o que pode e não pode funcionar

Geral