GABRIEL HAESBAERT
– A comissão nos chamou como associação, nós chamamos os grupos de motoristas de aplicativo, para discutir sobre uma possível regulamentação da categoria, que no futuro será discutida em uma possível construção da lei municipal que regularia a função do motorista de aplicativo no município. Por isso vamos realizar a assembleia na Gare, para termos uma posição sobre o que os profissionais pensam – explica Henrique Garcia de Souza, presidente associação dos motoristas de aplicativos em Santa Maria.
Leia também:
Cerca de 260 famílias do Km 3 recebem matrículas de imóveisPeríodo de férias da UFSM altera horários de ônibus em direção ao campusCom obra finalizada, trânsito é liberado em trecho da Rua Tamanday, em Santa Maria
Atualmente, segundo os dados da associação, existem cerca de 5 mil motoristas de aplicativo em Santa Maria. São esperados cerca de 250 a 300 profissionais da categoria para participar da assembleia.
– A gente vai avaliar o que os motoristas de aplicativos pensam, se são a favor da regulamentação local, o que sugerem de melhorias, ou se contrários, por qual motivo. O que mais nos preocupa é a possível taxação que ocorra após a regulamentação, e a categoria não ter nenhum tipo de benefício em troca – afirma Henrique Garcia.
Após a discussão, os motoristas irão informar o posicionamento oficial da categoria sobre a proposta de regulamentação para a comissão especial da Câmara de Vereadores. Atualmente, existe em vigor, desde 2018, a Lei Federal número 13.640 que confere aos municípios a competência exclusiva para regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros.
Assembleia Motoristas de Aplicativo
Local: Gare Estação FérreaData: 30/08/2022Horário: 9h
Leia todas as notícias