Perda

Morre padre Oswaldo Gervásio Lázzari, aos 86 anos, em Santa Maria

"

Está sendo velado, na Catedral Metropolitana de Santa Maria, o corpo do padre Oswaldo Gervásio Lázzari que morreu aos 86 anos nesta quarta-feira. Após a missa de corpo presente, que começou às 11h desta quarta-feira na Catedral, o religioso será conduzido até sua cidade natal, Sobradinho, onde ocorrerão o velório e o sepultamento, às 16h.

 

Pertencente à paróquia Imaculada Conceição, da Catedral de Santa Maria, nos últimos meses o padre Oswaldo morava na casa de repouso da Congregação dos Padres e Irmãos Palotinos, onde recebeu apoio e cuidados.

Leia outras matérias de Geral e Polícia

Nascido em 20 de setembro de 1929, antes de ser padre, Oswaldo se formou em Contabilidade, em Santa Cruz do Sul, e chegou a trabalhar como contador até decidir-se pela vocação sacerdotal. 

Ele ingressou no Seminário São José, em Santa Maria, no ano de 1960 e completou seus estudos superiores em Teologia e Filosofia em Viamão durante os anos de 1961 a 1966. Sua ordenação sacerdotal pelo bispo Dom Luis Victor Sartori ocorreu no dia 7 de janeiro de 1967 em Ibarama.

– Ele era muito querido pela comunidade, sempre envolvido e se doando, costumava ouvir e aconselhar as pessoas que o procuravam. Também gostava de se dedicar à liturgia das missas, embora não celebrasse há um ano – conta Cleonice Durlo, secretária paroquial da Catedral.

Somando os dois períodos na Catedral, somou 37 anos como vigário. Conforme Cleonice, há cerca de um ano padre Oswaldo estava afastado das atividades da paróquia, na Casa de Repouso da Congregação dos Palotinos. Lá, tratava uma infecção pleural. Nos últimos dias, ele teve um derrame e a morte foi causada por uma parada cardiorrespiratória.

– Era um homem de muita fé, de esperança. Foi no domingo de Páscoa que ele piorou da doença. Mas mantinha sempre o bom humor, a concentração. Nos últimos dias, ia muitas vezes à capela – conta o padre Ronaldo Kuhnen.

Segundo o pároco da Catedral, padre Celito Moro, o sonho do padre Oswaldo sempre havia sido o sacerdócio:

– Estava sempre lendo, tinha muito amor à palavra de Deus.

Atuação do Padre Oswaldo:
– Vigário cooperador na Paróquia de Sobradinho de agosto de 1967 a agosto de 1968
– Assistente Clérico em Viamão de 1968 a 1976
– Vigário Cooperador na Catedral Imaculada Conceição em Santa Maria no ano de 1976
– Vigário da Diocese de Rio Grande em 1978
– Vigário Paroquial na Catedral Imaculada Conceição em Santa Maria de 1979 a 1987
– Pároco em Sobradinho no ano de 1988
– Vigário Paroquial da Catedral Imaculada Conceição de 1989 até ano de 2015

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

MP interdita dois restaurantes em Faxinal do Soturno

Próximo

Queda de reboco de prédio assusta vizinhos no centro de Santa Maria

Geral