Morre aos 87 anos o poeta e músico Luiz Galvão, fundador dos Novos Baianos

Agência Brasil

Morre aos 87 anos o poeta e músico Luiz Galvão, fundador dos Novos Baianos
Foto: Redes Sociais (Reprodução)

Morreu na noite de sábado (22), aos 87 anos, na capital paulista, o músico e poeta Luiz Galvão, fundador do grupo Novos Baianos. Ele estava internado desde o dia 16 de setembro, com suspeita de hemorragia gastrointestinal, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Em seguida, foi internado no Instituto do Coração, onde morreu. A causa da morte não foi divulgada. Ainda não há informações sobre o sepultamento.

Galvão nasceu em Juazeiro, no norte da Bahia, em 22 de julho de 1937. Além de músico, foi jogador profissional de futebol em Juazeiro e campeão baiano de futebol de salão. Formado em agronomia, exerceu a profissão por seis anos, quando decidiu viver de arte.

Com os Novos Baianos, Galvão lançou o álbum Acabou chorare, que juntava samba, rock, bossa nova, frevo, choro e baião. O disco trazia faixas como Preta pretinha, Mistério do planeta, A menina dança e Besta é tu. A coletânea foi eleita pela revista Rolling Stone como a melhor da história da música brasileira, em outubro de 2007.

Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Baby do Brasil. Luiz Galvão e Paulinho Boca de Cantor em turnê de reencontro dos Novos Baianos em 2018. Foto: Reprodução

No total, foram oito discos de estúdio, dois álbuns ao vivo, e dois de reuniões do grupo. Luiz Galvão escreveu a maioria das canções gravadas pelo grupo.

*com infomações da Agência Brasil

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Assembleia para decidir rumos do Caixeiral deve sair em novembro Anterior

Assembleia para decidir rumos do Caixeiral deve sair em novembro

UFSM goleia o Lyon e garante vaga nas semifinais da Série Ouro Próximo

UFSM goleia o Lyon e garante vaga nas semifinais da Série Ouro

Geral