trânsito

Moradores alertam para perigos no cruzamento das ruas Caldas Júnior e Ernesto Beck

Camila Gonçalves


Foto: Lucas Amorelli (Diário)
Mesmo com sinalização, motoristas que trafegam em alta velocidade pelas vias acabam gerando acidentes

A esquina entre as ruas Caldas Júnior e Ernesto Beck, no Bairro Passo D'Areia, é considerada por muitos moradores daquela região uma verdadeira arena. Ali, segundo relatos de quem mora nas proximidades, acontece pelo menos um acidente por mês. O entorno do cruzamento traz as marcas das colisões. Grades entortadas e até uma garagem danificada entregam o perigo iminente no local.  

Um dos problemas apontados pelos moradores é que os motoristas entram na Rua Caldas Júnior em alta velocidade, vindos da Rua Venâncio Aires, que é uma via preferencial. Apesar da sinalização vertical e horizontal existente naquele ponto, muitos motoristas não param no cruzamento. Para a comunidade, a solução seria um reforço na sinalização naquele trecho.

Prefeitura adia demolição do prédio da Kiss

Os proprietários de imóveis naquela área já desistiram de consertar os danos causados por acidentes. O aposentado Nilson Rodrigues Curcino dos Santos, 82 anos, conta que o muro da casa dele já foi reconstruído diversas vezes. Na última tentativa, ele nem havia concluído o obra quando outro carro atingiu o muro. Por sorte, ninguém se feriu.

Um comerciante, que preferiu não ser identificado, contou que derrubaram a grade de sua loja mais de três vezes. A estrutura foi levantada novamente, mas está contorcida, resultado do último acidente. Ele diz que já houve até mesmo acidentes com morte e capotamentos ali.

- Ainda bem que tem uma árvore que ainda ataca um carro de entrar aqui dentro. Uma vez, virou um caminhão baú carregado de areia. Uma mulher também teve uma morte bem violenta aqui, descreveu o comerciante.

Incêndio destrói casa e deixa moradora ferida em Santa Maria

O mototaxista Carlos Miguel Salem de Oliveira, 54 anos, conta que, além dos acidentes, observa também casos de motoristas que escapam, por um fio, das colisões:

- É uma roleta russa. Às vezes, a gente acha que vai dar um acidente, e o motorista consegue desviar a tempo. A hora que der um, vai ser mortal, alerta.

A estrutura de concreto da garagem de Oliveira, em uma das esquinas, foi atingida por um veículo no início de 2016. Ele disse que perdeu a motivação de consertar o estrago, pois o motorista do carro envolvido no acidente alegou que não tinha como pagar a despesa.

O QUE DIZ A PREFEITURA 

  • A prefeitura informa que prevê a implantação do chamado sistema binário - ruas paralelas com mão única em sentidos opostos - nas ruas Ernesto Beck e Aristides Lobo
  • Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, essa medida vai refletir em mais segurança para os motoristas que trafegam pela Rua Caldas Junior, diminuindo os acidentes no local
  • Ainda não há data definida para a implantação do novo sistema nesse trecho

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 50 vagas de empregos e estágios para sexta-feira Anterior

Mais de 50 vagas de empregos e estágios para sexta-feira

Prefeitura adia demolição do prédio da Kiss Próximo

Prefeitura adia demolição do prédio da Kiss

Geral