Monitoramento dos Pequenos Negócios

No início deste ano, abordei neste espaço a avaliação dos empreendedores sobre o ano de 2022, bem como suas perspectivas para 2023. Mas como estamos evoluindo? Os pequenos negócios encontram diariamente muitos desafios e oportunidades. Entender as tendências e os movimentos políticos e econômicos do Estado e do país nos ajudam a compreender o ambiente empreendedor. Além disso, o Monitoramento, além de nos possibilitar entender as dificuldades, fornece subsídios no desenvolvimento de estratégias e soluções que atendam às necessidades empreendedores.

Itens que mais afetaram os negócios no último bimestre

A falta de clientes, redução do poder de compra dos clientes e a alta dos custos de matéria-prima, energia e combustível foram os itens que mais afetaram os pequenos negócios.

Comportamento do faturamento

Uma em cada duas empresas sinalizou queda no faturamento, consequência das dificuldades que afetaram os negócios nos primeiros meses do ano. Para aquelas empresas que indicaram aumento, foi sinalizado que este aumento de faturamento é de até 30%.

Ocupação

A ocupação se manteve estável no primeiro bimestre para 58% dos pequenos negócios. Enquanto 31% sinalizaram queda e, 11%, aumento. O setor com maior percentual de queda na ocupação foi a indústria, enquanto o maior percentual de aumento foi no setor de serviços.

Maiores desafios, hoje!

A redução do poder de compra do consumidor, seguido pela necessidade de equilibrar as finanças e foco no planejamento do negócios, são os maiores desafios apontados pelos empreendedores. Neste último aspecto, a pesquisa identificou que 35% das empresas utilizam planilhas para fazer a gestão, enquanto 24% utilizam registros bancários/Pix, e 23% softwares de gestão financeira. Um em cada cinco fazem anotações em cadernos ou bloco de notas. Por outro lado, 8% não organizam ou fazem o controle de cabeça. Questionados sobre as dificuldades para a organização financeira, 26% dos empreendedores citaram o registro/administração de custos e ganhos, 26% a precificação de produtos/serviços e 22% a dificuldade de separar o dinheiro das despesas do negócio e das despesas pessoais.

Sustentabilidade

As principais práticas sustentáveis utilizadas pelas pequenos negócios em março de 2023 foi o descarte adequado do lixo (separação), economia de energia, comunicação direta com colaboradores, clientes e fornecedores e uso de maneira eficiente do ar condicionado.

Crédito

74% dos empreendedores não buscaram financiamento para os negócios entre janeiro e fevereiro de 2023. Por outro lado, 26% recorreram ao crédito, destes: 58% conseguiram financiamento, 36% não conseguiram e 6% estão em análise. Para quem recorreu ao crédito, o principal destino foi pagar contas e dívidas, seguido do pagamento de funcionários e aquisição de máquinas e equipamentos.

Ramo de atividade

A maioria dos empresários se mantém confiante na melhoria e estabilidade da situação da economia do Estado e do ramo de atividade no próximo bimestre e 94% têm a intenção de expandir ou manter as atividades nos próximos dois meses.

Resumindo

A falta de clientes e a redução do poder de compra dos clientes foram os fatores que mais afetaram os negócios no primeiro bimestre de 2023.

50% das empresas indicaram redução no faturamento. E 58% sinalizaram estabilidade na ocupação de pessoas no bimestre.

35% das empresas utilizam planilha para a organização financeira. E 23% dos negócios utilizam softwares específicos para a gestão.

38% das empresas têm como principal desafio a redução do poder de compra do consumidor. E 25% equilibrar as finanças.

26% das empresas buscaram crédito no 1º bimestre. O valor médio obtido por empresa foi de R$ 98.854.

Segue estável a confiança na melhoria da economia gaúcha e do setor de atividade para o próximo bimestre.

Os empresários estão confiantes em relação aos negócios: 94% pretendem expandir ou manter no próximo bimestre.

23% dos empresários pretendem buscar financiamento nos próximos dois meses para capital de giro, pagar dívidas e/ou adquirir equipamentos.

86% das empresas utilizam alguma prática sustentável, sendo as mais citadas o descarte adequado do lixo, economia de energia e a comunicação direta e transparente com colaboradores, fornecedores e clientes.

35% dos empreendedores estão satisfeitos com o negócio e afirmam que os desafios provocaram mudanças valiosas. E 24% estão entusiasmados com o futuro

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