Brincadeiras, palestras, além de limpeza e manutenção de equipamentos quebraram a rotina da Escola Municipal Pão dos Pobres, na manhã desta sexta-feira, em uma operação que reuniu a comunidade escolar e militares que se preparam para atuar em missão de paz no Haiti.
Entre os dias 20 e 24 de outubro, cinco escolas públicas de Santa Maria receberam equipes do Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 21º Contingente Brasileiro na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Brabat 21). A atividade faz parte do Exercício Básico de Operações de Paz (Ebop) que será desenvolvido naquele país.
Segundo o oficial de comunicação do Brabat 21, o tenente-coronel Fabiano Augusto Cunha da Silva, a ação aproxima alunos e diretores:
_ As crianças ficam motivadas, se apresentam como soldados, brincam de marchar e fazer continência. Fizemos atividades lúdicas com palhaços, palestras sobre higiene de como escovar os dentes, por exemplo, além da manutenção e limpeza da escola. Isso aproxima as forças armadas da comunidade _ avalia o oficial.
Além da Pão dos Pobres, as escolas Tancredo Neves, João Menna Barreto, Altina Teixeira e Augusto Ruschi sediram o treinamento.
Brabat 21
O Brabat 21 é formado por 1.166 brasileiros e 34 estrangeiros. A missão do contingente brasileiro no Haiti é contribuir para a manutenção do ambiente seguro e estável e no apoio às atividades de assistência humanitária e de fortalecimento das instituições nacionais, além de realizar operações militares de manutenção da paz. No dia 4 de dezembro, o comando do Brabat 21 inicia suas atividades em Porto Príncipe.
Militares do Exército de quartéis de todas as regiões do país foram destacados para a missão. A maioria serve em organizações militares no Rio Grande do Sul, em 15 cidades. O treinamento centralizado do contingente é realizado em Santa Maria, lar de 332 militares do batalhão. No total, 92 quartéis do Exército terão representantes no Brabat 21. Destes, 45 quartéis estão no Estado.
Ainda conforme o tenente-coronel Fabiano Augusto Cunha da Silva, a preparação dos militares começou em março deste ano. Os três principais objetivos da missão são manter o ambiente seguro, fortalecer as instituições haitianas e apoiar as atividades de assistência humanitária do país.
* Com informações da assessoria de comunicação