Santa Maria

Mesmo após limpeza, famílias reclamam das condições do Ecumênico

Suellen Venturini

Nesta época do ano, os cemitérios ficam cheios de flores e inúmeras pessoas. De acordo com a prefeitura de Santa Maria, melhorias – que são feitas ao longo do ano e intensificadas nos últimos dias – já mudaram o cenário dos cemitérios municipais para o Dia de Finados, celebrado na quinta-feira. Mas, para uma parcela de trabalhadores, parentes e amigos de pessoas que têm posses de terrenos, túmulos e jazigos, a situação ainda está muito longe ser a ideal. 

– A limpeza ocorre só em outubro, porque, depois, ninguém vem fazer nada aqui, nem limpar – disse uma pessoa que trabalha de forma autônoma no Cemitério Ecumênico Municipal, mas que preferiu não ser identificada nesta reportagem. 

Veja mais notícias sobre cemitérios em Santa Maria

 Santa Maria - RS - BRASIL - 31/10/2017Cemitério Ecumênico Municipal, no bairro Patronato
Foto: Lucas Amorelli / New CO DSM

A reportagem do Diário percorreu alguns cemitérios da cidade durante a semana que antecede o feriado e constatou que estão sendo feitas ações como pintura de muros, poda e retirada de entulhos. 

 Cresce procura por recadastramento em cemitérios de Santa Maria

Na avaliação do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, vai demorar para que a situação chegue ao ideal planejado pelo município, mas a administração pública está trabalhando para isso.

– A verdade é que os cemitérios de Santa Maria passaram décadas abandonados – declarou o secretário.

ECUMÊNICO

 Santa Maria - RS - BRASIL - 31/10/2017Cemitério Ecumênico Municipal, no bairro Patronato
Foto: Lucas Amorelli / New CO DSM

Ao todo, são nove cemitérios na cidade administrados pela prefeitura. O São José e o Santa Rita, ambos no Bairro Camobi, passaram a ser administrados pelo Grupo L. Formolo, e ainda há outros cemitérios privados. Segundo Almeida Rosa, a tendência é que os cemitérios maiores, como o Ecumênico, sejam terceirizados, mas não existe prazo para isso ocorrer. 

– Enquanto isso, nós seguimos trabalhando. Agora, estou indo sempre aos locais, falando com os trabalhadores, que são seres humanos, para dar suporte e apoio – disse Almeida Rosa.

 Abandono de túmulos e inadimplência pode levar à desapropriação em cemitérios

Ainda segundo o secretário, as principais melhorias estão sendo realizadas no Cemitério Ecumênico Municipal. No local, foram retirados, para o Dia de Finados, resíduos sólidos e vegetais e, no lado do cemitério junto à Avenida Liberdade, o terreno passou por manutenção.   

– Ali, vai ficar um muro vivo, com as plantas que colocamos – adiantou o secretário. 

A secretaria também informou que a limpeza ocorreu nos outros cemitérios da cidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

OPINIÃO: Pequena alegoria sobre acidade na qual queremos viver

Próximo

Pais se unem e pedem o retorno das aulas em São Martinho da Serra

Geral