Mercocycle reúne novos e velhos amigos da estrada no Parque da Medianeira

Eduarda Paz

Mercocycle reúne novos e velhos amigos da estrada no Parque da Medianeira
Fotos: Mirella Joels (Diário)

O ronco das motocicletas podem ser escutados por todos os cantos de Santa Maria, desde quinta-feira (01), quando começou a 25ª edição do Mercocycle. O encontro reúne motociclistas de países do Mercosul no Parque Basílica Medianeira, até este domingo (04). Conforme o integrante da Associação Motociclística Gaudérios do Asfalto e um dos organizadores do evento, Edson Steglich, 62 anos, até este sábado (03), já passou mais de 4 mil pessoas pelo Parque, 1.500 motociclistas e reuniu em torno de 50 clubes.

Intitulado de O Paraíso da Motocicleta, o encontro conta com confraternização entre motoclubes, passeio pela cidade e festival de bandas, o Fest Rock, além dos shows. Para assistir as apresentações, os ingressos individuais custam R$ 5, no domingo, e R$ 10 nos demais dias. O evento também tem praça de alimentação e camping coberto para os motociclistas e visitantes que vierem de outros locais ficarem. Ainda, a banda que vencer o Fest Rock abrirá o Mercocycle de 2023. E a vencedora foi a Eletric Funeral que já tem a participação confirmada no evento, em 2023.

Motos, amizades e rock and roll

Wellinton Peria (o Peruano)Felipe Jappe, 5 anosGilberto Policarpo e Maria de Lourdes GarciaGraziane Canabarro

Ao som de Highway To Hell, da banda AC/DC, os motociclistas conversaram sobre as experiências que já tiveram pela estrada. A solidão do asfalto, na verdade é a liberdade de muitos participantes do Mercocycle. Entre essas andanças solitárias, sempre é possível conhecer pessoas e fazer novos amigos. Como é o caso da vendedora externa, Graziane Canabarro, 41 anos, que é motociclista independente. Nessas viagens sozinhas, já teve contato com várias pessoas e nos últimos anos começou perceber o aumento de mulheres na estrada também.– A paixão por moto começou desde a infância. Meu irmão andava e eu comecei a andar na garupa dele. Fazem 6 anos que eu rodo individualmente. Às vezes ando com outros motoclubes também.

Graziane, que é de Santa Maria, já ficou por quatro meses na estrada dentro do carro, uma caminhonete. Foi nessas andanças da vida que ela conheceu o artesão Wellinton Peria, 63, mais conhecido como Peruano, e a companheira e artesã Flor Galego, 61. Os dois estão sempre expondo camisas e acessórios em cidades que tem encontros como o Mercocycle.– Moramos há mais de 20 anos no Brasil, somos do Peru, e sempre estamos indo em eventos de moto por todo país para expor. As próximas paradas agora são Bagé e Tubarão, em Santa Catarina. Em todos os encontros nos reunimos com antigos amigos e também fazer novas amizades, em cada uma delas é uma alegria – conta Wellinton.

E outras cidades não podiam ficar de fora do evento no coração do Rio Grande do Sul. O técnico de enfermagem, Gilberto Policarpo, 59 anos, e a esposa e funcionária pública, Maria de Lourdes Garcia, 62, são de Uruguaiana e vieram na moto Big Trail 69 BMW. Eles participam do motoclube Vento Haragano que surgiu da proposta de compartilhar novas aventuras.– Já faz alguns anos que eu ando de moto e esse é o primeiro evento que estamos participando em Santa Maria. E está muito bonito tudo, adoramos a cidade.

A Maria de Lourdes começou a interessar-se mais por motocicleta, por causa do marido. Ela comentou que é ótimo a sensação de viajar e que já foram até o Paraná na moto. – Eu não ando, prefiro ficar na garupa, mas não tem problema. Uma viagem que nos marcou muito foi para a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina.

Para animar o Parque e deixar o rock and roll misturar-se com os motores, a banda Arde Rock às 16h já estava fazendo a passagem de som para o show às 20h. A baixista e vocalista da banda, Simone Sattes, 40, comenta que vão fazer um repertório dos dois álbuns do grupo e claro, as canções mais conhecidas da década de 1980, que foram temas de filmes e novelas.– Vamos tocar clássicos do gênero que também não podem faltar. A Arde Rock toca muito nesses encontros de motos e de carros antigos. Esperamos que o pessoal curta o bom e velho rock.

Agende-se

Sábado (03)

20h – Show Banda Arde Rock

22h – Show Banda Old Bikers

00h – Confraternização do evento

Domingo (04)

14h – Festival de Bandas (Fest Rock)

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Teatro Por Que Não?” estreia novo espetáculo para crianças Anterior

“Teatro Por Que Não?” estreia novo espetáculo para crianças

Fadisma anuncia curso superior em Ascensão Feminina e Liderança Próximo

Fadisma anuncia curso superior em Ascensão Feminina e Liderança

Geral