Mais de 2 mil alunos estiveram na Mostra de Profissões da UFN

Rebeca Kroll

Mais de 2 mil alunos estiveram na Mostra de Profissões da UFN
Fotos: Nathália Schneider (Diário)

Nesta sexta-feira (30), mais de 2 mil alunos do Ensino Médio de 20 municípios foram conferir a 10ª edição da Mostra das Profissões da Universidade Franciscana (UFN). Após dois anos no formato online, o evento voltou a acontecer presencialmente de forma gratuita para expor 32 cursos no Conjunto 3 da instituição.

A programação ocorre das 9h às 19h e conta com atividades como palestras, apresentações, workshops, praça de alimentação e dinâmicas desenvolvidas para orientar quem busca uma vaga no Ensino Superior. Com o tema ‘Explore novas possibilidades’, a feira tem o objetivo de conectar jovens que estão iniciando sua busca pela carreira profissional, aproximar o público do ambiente acadêmico e apresentar as opções de curso, os projetos e a produção científica.

– Na mostra é possível experimentar um pouco do que é a vida universitária. É uma grande oportunidade para os alunos conhecerem diferentes profissões. Durante o evento também é possível realizar atividades nos nossos laboratórios, então é uma visita que proporciona protagonismo e vivência – explica Solange Binotto, vice-reitora da UFN.

Leia mais:

Programa produzido por alunos da UFN fala sobre visibilidade LGBT+Curso de Design de Moda da UFN promove desfile no Shopping Praça NovaColégio Técnico Industrial e Politécnico lançam edital para processo seletivo

Importância para os estudantes

A estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Manoel Ribas, Kímmori Oliveira Figueiredo, 17 anos, conta que gostou muito do evento. Ela pensava em ingressar no curso de Estatística, mas depois de conhecer as diferentes profissões na mostra está tendo dúvidas.

– Eu vim aqui com uma ideia de escolha, mas depois de visitar vários estande estou ampliando as minhas possibilidades e refletindo sobre outros cursos. Ações como essa são essenciais para nós que estamos finalizando o Ensino Médio e pensando nos vestibulares, pois na escola não conseguimos ver tantas profissões – comenta Kímmori.

O professor Thiago Claus do curso de Radiologia da UFN, estava apresentando a profissão em um estande e relata que a participação e interesse dos alunos está bem grande.

– A feira é um momento de encontro para os estudantes que vem descobrir o que eles vão fazer no futuro. Estamos aqui para plantar a semente que vai ajudá-los a decidir. É muito importante a participação deles, pois é uma grande oportunidade – afirma Thiago.

Vestibular e novidades

Durante a mostra ocorreu o lançamento do Vestibular de Verão da UFN para 2023, é possível se inscrever até o dia 10 de novembro. As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de dezembro e possibilitam aos futuros acadêmicos o ingresso nos mais de 30 cursos de graduação presenciais, semipresenciais e EaD ofertados pela Universidade. A divulgação dos aprovados será no dia 16 de dezembro e o investimento das inscrições é de R$ 60 e o edital pode ser conferido aqui. 

A novidade deste ano é a seleção de candidatos para o novo curso de graduação da UFN: Engenharia Civil. Serão ofertadas 40 vagas. O curso, aprovado no início deste mês, terá duração de 10 semestres. As aulas serão no período da noite, de forma a atender uma demanda do mercado.

– É um curso muito importante para a nossa cidade e região, pois o Rio Grande do Sul tem um grande desenvolvimento na área de construção civil. Queremos trazer nesse curso propostas inovadoras com novas tecnologias e abordagens – diz a vice-reitora.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diário responde as dúvidas mais frequentes sobre as Eleições 2022 Anterior

Diário responde as dúvidas mais frequentes sobre as Eleições 2022

Está aberta a votação para o campeão do BaitaChef 2022 no voto popular Próximo

Está aberta a votação para o campeão do BaitaChef 2022 no voto popular

Geral