trânsito

Lombadas voltam a operar em maio na região

Foto: Prefeitura de São Sepé (Divulgação)

A partir de 20 de maio, as novas lombadas eletrônicas em instalação nas rodovias federais da região deverão começar a operar. Os equipamentos estão sendo instalados em 44 locais de 15 municípios às margens das BRs 158, 287 e 392.

A ausência de fiscalização eletrônica nas estradas federais no Rio Grande do Sul, por meio de lombadas e pardais, preocupa motoristas e, principalmente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) desde 14 de janeiro. Naquela data, 47 pontos de fiscalização foram retirados das estradas da região, quando foi encerrado o contrato entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a empresa que tinha a concessão do serviço, a Koop.

Novas lombadas eletrônicas serão instaladas até o final de abril em 15 cidades da região

As novas lombadas que serão adotadas nas BRs estão sendo instaladas pela empresa que venceu a licitação do Dnit, a Fotosensores Tecnologia Eletrônica Ltda, do Ceará. Conforme o representante da Fotosensores na região, Marcos Lima, a instalação deve ser concluída até o dia 20 de abril. A partir de então, dentro de 30 dias, as lombadas devem voltar a funcionar e multar veículos em excesso de velocidade.

FIM DA FISCALIZAÇÃO?

A instalação das lombadas na região chegou a gerar dúvidas se seria ou não concluída por causa de uma declaração do presidente Jair Bolsonaro (PSL), no começo deste mês. Em uma coletiva ao vivo na sua página no Facebook, ele criticou a cobrança de multas de trânsito e fez críticas à "indústria de multas". Bolsonaro afirmou, na ocasião, que a colocação de lombadas eletrônicas nas BRs não tem o objetivo diminuir o índice de acidentes, mas apenas gerar arrecadação.

O presidente prometeu que novas lombadas não seriam recolocadas na medida que os contratos com as empresas fossem vencendo. "Não teremos mais lombadas eletrônicas. Elas não serão renovadas", disse.

Após a declaração, o Dnit informou que iria reavaliar a instalação dos equipamentos. Ontem, porém, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, o superintendente do Dnit no RS, Delmar Pellegrini, confirmou que as lombadas serão reinstaladas em todo o Estado neste novo contrato.


*Colaborou Janaina Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obras do espaço de convivência da Bozano seguem até sábado Anterior

Obras do espaço de convivência da Bozano seguem até sábado

VÍDEO: campanha Tampinha Paratleta amplia para mais de 100 o número de pontos de coleta Próximo

VÍDEO: campanha Tampinha Paratleta amplia para mais de 100 o número de pontos de coleta

Geral