Licitação do transporte público é prorrogada para 2023

Pâmela Rubin Matge

Licitação do transporte público é prorrogada para 2023

EDUARDO RAMOS

Foto: Eduardo Ramos

A Vara da Fazenda Pública deferiu o pedido do município de Santa Maria para atendimento da solicitação do Conselho Municipal de Transporte (CMT) de que fosse prorrogada por seis meses o atual contrato de transporte público.

Conforme a decisão judicial, a prorrogação vale até 30 de janeiro de 2023. No entendimento da juíza substituta Inaja Martini Bigolin de Souza “a continuidade do fornecimento de serviço de transporte coletivo urbano é imprescindível para a população santa-mariense.”

Leia também:

Estado anuncia investimento de R$ 2,5 milhões para o Hospital Casa de SaúdeTarifa de ônibus cai para R$ 4,50 para usuários de cartão a partir desta sexta-feira em Santa MariaIvorá está entre os municípios beneficiados na primeira etapa de escavação de microaçudes do Avançar

Cronograma

A partir dessa manifestação, o município e o Conselho devem apresentar um cronograma das audiências públicas em 15 dias ao juízo, bem como os relatórios mensais dos andamentos dos encontros. Há três semanas, o CMT recorreu ao Ministério Público (MP) informando que o prazo previsto para o lançamento da licitação era insuficiente.

“As audiências tinham de anteceder o processo e não ser a última coisa a ser feita“, criticou o presidente do Conselho, Rodrigo dos Santos à reportagem do Diário, na última segunda feira. A previsão é que cerca de 20 audiências sejam realizadas em diferentes bairros e distritos de Santa Maria.

– O município reforça compromissos em licitar. Houve uma provocação do Conselho ao MP e considerando o recente retorno da UFSM, digamos que, buscando o “novo normal” de carregamento (de passageiros), o que interfere nas exigências da licitação, o município apontou esse prazo para atualizar esses dados e fazer as audiências públicas, o que teve a concordância do MP e também o deferimento do juízo – enfatiza o procurador-geral do município, Guilherme Cortez.

Cinco décadas

O MP, que em maio deste ano reiterou o prazo judicial de 30 de junho e assegurou que o processo licitatório estava mais perto do que nunca, informou que nesta semana insistirá para que a licitação seja deflagrada em 2022 e que qualquer ajuste técnico seja nesse prazo.– A prorrogação se deu para atendimento a pleito do Conselho e para assegurar a importante participação popular no processo. O MP seguirá insistindo para que o edital seja lançado ainda este ano – afirma Giani Pohlmann Saad, titular da 2ª Promotoria Cível de Santa Maria.Desde 1970, as mesmas seis empresas operam o transporte sem licitação. O relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) feito em 2019 corrobora o fato. O debate é antigo e permeou diversas gestões municipais que perpassem 52 anos de espera.

Leia todas as notícas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quadrilha que usou nome de delegado e aplicava golpe dos “nudes” é presa pela Polícia Civil de Santa Maria Anterior

Quadrilha que usou nome de delegado e aplicava golpe dos “nudes” é presa pela Polícia Civil de Santa Maria

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi em Santa Maria Próximo

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi em Santa Maria

Geral