Faltando pouco mais de um mês para o Desfile Farroupilha, o surto de mormo, doença que atinge os cavalos, causa reflexos em cidades da Região Central. Além de Caçapava do Sul, que já havia cancelado o desfile, os tradicionalistas de Júlio de Castilhos também cancelaram os festejos farroupilhas.
Como o exame para identificar se o animal tem ou não a doença é realizado somente no paraná, não teria tempo hábil para realizar os testes a tempo do desfile. A prefeitura vai promover uma atividade na rua coberta para lembrar a data, mas o desfile tradicional não vai acontecer.
Já em São Gabriel a passagem dos cavalarianos foi confirmada. Para participar do desfile os tradicionalistas precisam apresentar o exame com o resultado negativo para o mormo na inspetoria veterinária. Eles vão receber pulseiras e somente quem tiver a credencial vai poder desfilar.
O mormo é uma doença infectocontagiosa. os animais infectados precisam ser sacrificados e até cremados para evitar a proliferação. O mormo também pode ser transmitido para os humanos.
"