Jaqueline Silveira: tom ameno de Ciro Gomes e também do Jornal Nacional

Jaqueline Silveira

Jaqueline Silveira: tom ameno de Ciro Gomes e também do Jornal Nacional
Foto: TV Glovo (Reprodução)

O candidato Ciro Gomes (PDT) foi o segundo dos presidenciáveis a conceder entrevista no Jornal Nacional, na noite de terça-feira (23). O presidente Jair Bolsonaro (PL) abriu a série de sabatinas, na noite de segunda-feira (22).

Ao contrário das perguntas duras e do tom mais ríspido com Bolsonaro, os âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos fizeram questionamentos com menos cobrança ao ex-governador do Ceará. Conhecido por seu pavio curto, Ciro também mostrou também um tom bem mais sereno comparado a alguns atos ao longo da pré e campanha.

O ambiente também foi propício. O candidato teve bastante tempo para expor suas ideias. Defendeu, por exemplo, o plebiscito para “impasses” entre o governo federal e o Congresso. Também prometeu, caso eleito,  abrir mão da reeleição. Também apresentou um projeto de renda mínima para pagar 1mil para a população ao mês e propostas para a situação climática e sobre o saneamento básico.

O questionamento mais contundente, talvez, tenha sido sobre suas declarações mais duras em relação a Bolsonaro e ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, não contribuíram para uma maior polarização e não para apaziguar o país, como ele prega.  Estou tentando mostrar ao pobre brasileiro essa polarização odienta, que eu não ajudei a construir, pelo contrário”, afirmou Ciro, admitindo que pode rever alguns termos. Ao final, no espaço das considerações finais, apresentou, sem dar detalhes, a proposta da criação da lei antiganância para ajudar a reduzir as dívidas dos brasileiros em relação a cartões de créditos e cheque especial.

Favorecido pelo ambiente e pelo fato de não ter sido presidente do país e ter de responder sobre temas espinhosos, Ciro parece ter aproveitado bem o espaço nobre de 40 minutos no telejornal mais importante do país. Resta saber se terá efeito junto ao eleitor e se o mesmo conseguiu digerir tanta informação despejada pelo candidato.

Leia todos os Colunistas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Deni Zolin: Clube Dores abre 110 vagas de empregos para o veraneio Anterior

Deni Zolin: Clube Dores abre 110 vagas de empregos para o veraneio

Dia de depoimentos, reunião com OAB e mandados de busca e apreensão em São Gabriel Próximo

Dia de depoimentos, reunião com OAB e mandados de busca e apreensão em São Gabriel

Geral