Meio ambiente

Jaguari lança projeto pioneiro para proteger suas fontes de água

Diário de Santa Maria

Uma parceria da prefeitura de Jaguari com a Emater local colocou em prática no município o projeto pioneiro Fonte Protegida, Água para o Futuro. O projeto tem por objetivo cadastrar os interessados e promover uma busca ativa para identificar propriedades rurais que se utilizam de fontes ou nascentes como único meio de abastecimento e, a partir disso, divulgar e buscar a conscientização da população para a preservação e o cuidado com a água no município.

Município de Jaguari tem um grande manancial de água que abastece propriedades rurais Foto: Google Maps / Reprodução

A parceria envolve as secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Saúde e a Vigilância Sanitária. As ações envolvem prevenir os riscos da transmissão de doenças por meio das barreiras de proteção, despertar nos estudantes e na população em geral, principalmente quem utiliza essas fontes, a consciência da necessidade de conservação do meio ambiente, e abordar temas referentes às mudanças ambientais globais e à saúde, com ênfase nas doenças transmitidas direta e indiretamente pela água.

Provas do concurso da prefeitura de Santiago serão no campus da URI

O projeto foi apresentado na semana passada ao prefeito Beto Turchiello (PMDB) pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Alexandre Nadalon, pela chefe do escritório da Emater de Jaguari, Fabrícia Tadia, e pela fiscal sanitária e ambiental do município, Elisangela Bolzan. A iniciativa será desenvolvida até 3 de novembro, quando serão identificadas as propriedade rurais e suas fontes, bem como serão feitos o acompanhamento e a execução da proteção da fonte identificada e a elaboração dos relatórios do trabalho.

Para o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, o projeto vai transmitir e disseminar por meio de ações educativas, noções básicas sobre os cuidados com o meio ambiente, além de orientações de como proteger uma fonte de água.

– Com isso, também fortaleceremos o papel dos setores intersetoriais no fomento de políticas públicas de educação e de meio ambiente, contribuindo, assim, para a educação e para o desenvolvimento sustentável – explica Nadalon.

Pinhal Grande será uma das cidades gaúchas com maior rede de esgoto

Por sua vez, Elisangela frisa que, no atual estágio de conhecimento da microbiologia sanitária e da epidemiologia, torna-se importante reafirmar as possíveis transmissões hídricas de diversos patógenos (bactérias, vírus, protozoários e helmintos), e a transmissão oral de doenças associadas à água.

– Se não for bem cuidada e tratada, a água pode veicular um elevado número de enfermidades, e essa transmissão pode se dar por diferentes mecanismos – aponta.

O projeto fará parte das ações da Semana Estadual da Água, de 30 de setembro a 7 de outubro, e terá como slogan ¿Água Segura = Vida Saudável – Reservatórios Limpos, Água Protegida¿, conta com o apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. Durante o projeto, será realizada uma palestra a estudantes e moradores do meio rural na Escola Estadual Ijucapirama, no 3º Distrito, abordando o tema ¿Fontes/Nascentes Protegidas¿, ministrada pelo engenheiro agrônomo Mário Luiz Landerdahl, da Emater/Ascar. 

* Com informações da prefeitura de Jaguari 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Acidente entre carro e caminhão deixa uma pessoa ferida na BR-287

Próximo

PM é morto durante barreira policial em Cruz Alta

Geral