estação gangorra

Inverno será marcado por chuva e veranicos em Santa Maria

da redação

Foto: Renan Mattos (Diário)

Se você também estava achando estranho o calor em junho, mais frequente que de costume para esse período do ano, é bom ir se acostumando. Segundo meteorologistas, o inverno - que começa oficialmente nesta sexta - não será de frio intenso, mas de oscilações de temperatura ao longo dos próximos meses.

Temperatura mais baixa do ano em Santa Maria foi registrada no amanhecer de quinta-feira

De acordo com Gustavo Verardo, essa condição se dá em decorrência do fenômeno El Niño que, neste início de nova estação, está fraco. Isso faz com que as águas do Pacífico fiquem mais quentes e, consequentemente, os termômetros passam a marcar temperatura mais alta. 

- Este inverno, já adianto, não terá frio constante, mas sim ondas de calor intercaladas com outros dias de frio intenso. No inicio de julho, está prevista a entrada de uma massa de ar seco de origem polar - a mais intensa do ano até agora -, então, o frio que ainda não aconteceu, acontecerá em julho - explica Verardo.

O meteorologista ainda salienta que, em agosto e setembro, deve haver a entrada de massas de ar frio. Também no mês de agosto, a cidade deve ter incidência do Vento Norte. Isso explica a gangorra nos termômetros ao longo dos próximos meses. A oscilação, segundo a meteorologista da Somar, Heloísa Pereira, faz com que o volume de chuva também sofra mudanças. Ela conta que o acumulado médio de chuva para o inverno em Santa Maria é de cerca de 500 milímetros, mas, neste ano, é possível que a cidade registre até 150 milímetros acima da média normal.

- Como serão dias de bastante nebulosidade, as nuvens vão funcionar como um cobertor. É claro que teremos dias de tempo aberto e até de veranico, mas também de frio por alguns períodos.

Os meteorologistas estimam que as mínimas possam atingir 0ºC por alguns dias, com possibilidade de geada, mas o inverno, no geral, não será de frio constante. A chuva deve se concentrar na metade norte do estado. As massas de ar frio devem avançar e provocar frio, sempre intercaladas com dias mais quentes, como já será percebido nos primeiros dias da nova estação, que segue até o dia 23 de setembro. 

PREVISÃO DA SEMANA
Até a metade da próxima semana, os termômetros devem ser elevados a cada dia. A partir de quarta-feira, a temperatura cai bastante, por conta da aproximação de uma nova frente fria.

Confira como serão os primeiros dias de inverno:

  • SEXTA-FEIRA: mínima de 9ºC e máxima de 22ºC
  • SÁBADO: mínima de 14ºC e máxima de 27°C
  • DOMINGO: mínima de 19ºC e máxima de 29ºC
  • SEGUNDA: mínima de 19ºC e máxima de 28ºC
  • TERÇA: mínima de 20ºC e máxima de 28ºC

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Observatório fará expedição em busca de meteoritos entre Jari e Santa Maria Anterior

Observatório fará expedição em busca de meteoritos entre Jari e Santa Maria

Nove restaurantes participam do Tour Gastronômico promovido pelo Diário Próximo

Nove restaurantes participam do Tour Gastronômico promovido pelo Diário

Geral