Hospital de Santa Maria compra revolucionário robô para cirurgias

Deni Zolin

Hospital de Santa Maria compra revolucionário robô para cirurgias

Robô Da Vinci Xi é fabricado nos Estados Unidos. Foto: Reprodução

Em um investimento milionário, o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo comprou o primeiro robô para cirurgias da região. O Da Vinci Xi deve chegar em março e, logo após a conclusão de treinamentos, ser utilizado para fazer operações em diversas especialidades médicas.

Segundo o diretor técnico do hospital, Gustavo Thomé, esse será o robô mais moderno do interior do Estado, igual ao usado na Santa Casa de Porto Alegre. O Da Vinci Xi permite que o médico faça a cirurgia comandando tudo por meio de câmeras e de moderno joystick. A principal vantagem é o nível de precisão da cirurgia, pois o robô permite que os movimentos sejam mais suaves e precisos, indo no ponto certo.

Médico usa tela e joystick para comandar os braços robóticos, que ficam dentro do paciente. Foto: reprodução

– Com essa maior precisão, fica menor o tempo de internação do paciente, pois é uma cirurgia menos invasiva, que vai diminuir efeitos colaterais, com menor sangramento, menos dor e menos e complicações. É um equipamento que vai fazer o Caridade fazer frente aos melhores hospitais do mundo – diz Thomé.

Em entrevista recente à Rádio CDN, o urologista Alberto Stein, que já tem larga experiência em cirurgia robótica, comentou que, para cirurgias de próstata, a principal vantagem é que, devido à precisão do robô, consegue-se que o homem mantenha a ereção em 90% dos casos, enquanto numa cirurgia convencional, esse índice cai para 50% após a operação.

Segundo Thomé, além da urologia, em Santa Maria há médicos de outras especialidades que vão usar o robô:

– Será utilizado também para cirurgia bariátrica, toráxica, colo retal, oncológica, de cabeça e pescoço, ginecológica e de hérnia de parede abdominal, por exemplo.

Esse tipo de robô, importado dos Estados Unidos, já é usado em cidades como Porto Alegre e deve chegar também a Caxias do Sul, Passo Fundo e Novo Hamburgo.

O valor não foi divulgado pelo Astrogildo de Azevedo mas esse tipo de robô pode custar até R$ 15 milhões, dependendo da configuração.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estão definidos os grupos e a fórmula da Divisão de Acesso 2023 Anterior

Estão definidos os grupos e a fórmula da Divisão de Acesso 2023

Caminhão desgovernado colide contra 4 veículos na Rua Doutor Bozano Próximo

Caminhão desgovernado colide contra 4 veículos na Rua Doutor Bozano

Geral