Conforme informações, a paciente operada é uma mulher de 52 anos, moradora do município de Santiago e que aguardava na fila de espera por consulta e cirurgia traumatológica há um longo período. O diretor técnico do Hospital Regional de Santa Maria, Vinicius Menegola, relata que o procedimento, que visa reconstruir tendões e/ou músculos lesados, ocorreu após um período de triagem e atendimentos aos pacientes no ambulatório da instituição, inaugurado em 16 de maio.
–Fico muito otimista com o início das cirurgias traumatológicas. É a primeira de muitas. Nas próximas semanas, já teremos mais volume de cirurgias, inclusive para fixarmos mais turnos de bloco cirúrgico para a especialidade – enfatiza Menegola.
Conforme o contrato, o hospital deve ofertar 40 cirurgias por mês na área, realizando todos os procedimentos da lista de média complexidade de traumatologia e ortopedia.
Leia também
Santa Maria registra baixa alarmante na procura de dose de reforço contra a Covid-19 entre pessoas de 18 a 39 anosDe quinta a sábado, confira a agenda de vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria
CONSULTAS
A formação da lista de espera para procedimentos cirúrgicos de traumato-ortopedia no Regional é resultado dos primeiros turnos de atendimento, iniciados na metade do mês de maio. Desde a data, o ambulatório funciona em três dias da semana, contando com uma equipe guiada pelos médicos traumatologistas Francisco Harrisson e Ovidio Mayer.
Conforme a SES, das 280 consultas por mês previstas pelo Estado, 147 foram realizadas no mês de maio. Até a última terça-feira, a equipe havia atendido 32 pacientes.
CONTRATO
Em 5 de maio, a secretária estadual de Saúde (SES), Arita Bergmann anunciou o inicio dos atendimentos nas áreas de traumatologia e ortopedia no Hospital Regional de Santa Maria. O contrato, que prevê 40 cirurgias e 280 exames e consultas por mês, foi assinado por ela e o diretor presidente do Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia, Marne de Freitas Gomes, que gestiona a instituição.
Na ocasião, o Estado definiu como data para inicio das atividades: 11 de maio. Entretanto, os atendimentos ao público começaram efetivamente no dia 16. Na época, o diretor técnico do Hospital Regional de Santa Maria, Vinicius Menegola, informou que a instituição utilizou a primeira semana para realizar a capacitação dos profissionais para trabalhar no sistema, abrir a agenda cirúrgica e a definir os horários dos ambulatórios para receber a triagem de pacientes, encaminhada pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).
Os encaminhamentos de pacientes à instituição ocorrem via Sistema Nacional de Regulação (SISReg) e Sistema de Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint).