Frequência da CDN completa 42 anos

Eduarda Paz

Frequência da CDN completa 42 anos

Leandro

Foto: Nathália Schneider

A Rádio Central Diário de Notícias (CDN) é integrada, desde agosto de 2021, ao Grupo Diário, com transmissão pela frequência 93.5 FM, pelo canal do YouTube e pelo site do Diário de Santa Maria. A estreia ocorreu no dia 30 daquele mês, às 7h da manhã, com o programa Bom Dia, Cidade!, apresentado pelos jornalistas Alexandre De Grandi e Rogério Kerber. A grade de programação, atualmente, é composta por mais de 20 atrações, e 30 apresentadores.Mas a história da CDN teve início bem antes da integração com o Diário. Hoje, 14 de julho, a estação de rádio completa 42 anos de existência, e por isso, como uma forma de comemoração, nada mais justo que contar a trajetória da rádio até os dias atuais. Para o diretor executivo do Diário, Paulo Ceccim, a CDN soma-se a missão do Grupo Diário:– A CDN possibilita que a informação chegue ainda mais rápido ao nosso público, levando ao ouvinte novas perspectivas e possibilidades de avanço para Santa Maria e região.

Leia também:

Em comemoração aos 20 anos do Diário, Rádio CDN recebe visita de mais um ouvinteGrupo Diário recebe homenagem de prefeito e vice-prefeito de Santa MariaDiário 20 anos: muda a tecnologia, mantém-se o bom jornalismo

Desde 1980

Em 14 de julho de 1980, foi fundada a Rádio Cultura FM, que, depois, passaria a ser a CDN. A programação, até 1996, era toda musical em um formato específico da época. Tocava-se todos os estilos instrumentais, música popular brasileira (MPB) e internacionais. Até 2001, a emissora estava vinculada à rede Antena 1, sediada em São Paulo. Naquele tempo, a emissora tocava apenas músicas internacionais.Após esse período, a estação fechou parceria com a RBS. Na sequência, a Rádio Cultura passou a se chamar CDN, com programação voltada ao jornalismo, e foi a primeira emissora FM no interior do Estado com a grade de programas focada em notícias.

Em 2007, a CDN voltou ao formato musical pela Antena 1 e, até 2021, permaneceu com o nome Cultura FM. No mesmo ano, resgatou o nome Central Diário de Notícias e passou a integrar o Grupo Diário de Santa Maria. O coordenador da CDN, Pedro Pavan, comenta que a programação 24 horas possibilita ao ouvinte receber informação de qualidade a qualquer hora do dia:– Nos primeiros meses da CDN, já notamos a relevância do trabalho realizado pela equipe do Grupo Diário, com retornos bastante positivos da comunidade e das autoridades competentes.Segundo Ceccim, em agosto, entidades, empresas e comunidades locais terão intensa participação nas comemorações de um ano da CDN no grupo.

Linha do Tempo

1980 – Fundação da Rádio Cultura FM, que depois passaria a ser a CDN1996 – Desde a criação, até 1996, tinha toda a programação musical2001 – A estação estava vinculada à rede Antena 1 e passou a fazer parte do Grupo RBS2007 – Voltou ao formato musical pela rede Antena 1 e, depois, com o nome Cultura FM2021– Passou a integrar o Grupo Diário com o nome Central Diário de Notícias

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Médico espanhol visita Santa Maria para ajudar no desenvolvimento da telemedicina no Husm Anterior

Médico espanhol visita Santa Maria para ajudar no desenvolvimento da telemedicina no Husm

Anvisa libera CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos Próximo

Anvisa libera CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos

Geral