Fórum Democrático debate desenvolvimento regional e municipalismo em Santa Maria

*Colaborou Mateus Rossato

Fórum Democrático debate desenvolvimento regional e municipalismo em Santa Maria

Foto: Mateus Rossato (Diário)

Santa Maria recebeu, na manhã desta sexta-feira (29), a 5ª plenária do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Estado. O encontro foi realizado no Centro Municipal de Inovação e Empreendedorismo Criativo (EduTech), na Vila Belga, com o objetivo de discutir pautas ligadas ao desenvolvimento econômico, infraestrutura, turismo, saúde e autonomia dos municípios.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A plenária integra uma série de nove encontros promovidos pela Assembleia Legislativa em diferentes regiões do Estado. As ações têm como pauta o municipalismo, definida como prioridade da atual gestão do presidente da Casa, o deputado estadual Sérgio Peres (Republicanos). 


"Tudo começa nos municípios"

Desta vez, o evento reuniu lideranças de 49 municípios das seguintes regiões: Alto Jacuí, Central, Jacuí-Centro e Vale do Jaguari. 

Em entrevista coletiva, o presidente da Assembleia afirmou que a proposta é aproximar o Parlamento gaúcho das demandas locais e regionais:

É no município que as pessoas plantam, trabalham, moram, precisam de saúde, infraestrutura e educação. Tudo aquilo que uma pessoa precisa para ter qualidade de vida começa no município. Nós queremos trazer exatamente o poder do parlamento para perto das lideranças, dos prefeitos, vereadores e da iniciativa privada para entender as prioridades de cada região.

Segundo Sérgio Peres, as discussões realizadas devem resultar em relatórios que serão encaminhados a órgãos estaduais e federais:

Nós queremos ouvir as lideranças para que elas tenham voz e para que possamos levar essas demandas aos ministérios e aos futuros candidatos ao governo do Estado. Não adianta apenas prometer sem ouvir quem vive a realidade dos municípios.


Debates regionais e potencial turístico

A programação contou com debates sobre governança regional e infraestrutura logística, além de abordar as potencialidades econômicas e turísticas da região.

Representando o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Região Central, a ex-prefeita de São João do Polêsine, Valserina Bulegon Gassen, destacou ao Diário a importância de ampliar a articulação regional e defender projetos estruturantes.

– No Estado e no país, nós temos recursos. Muitas vezes falta entender em que porta bater e como construir projetos viáveis. Municípios pequenos também podem executar grandes iniciativas quando há planejamento e articulação – avaliou.

Ela também apresentou experiências ligadas ao turismo regional da Quarta Colônia e ao reconhecimento do território junto à Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.


"Aqui temos uma riqueza histórica"

Em entrevista à reportagem, o diretor do Fórum Democrático, Roque Bakof, afirmou que a região Central possui potencial estratégico para o desenvolvimento turístico e econômico do Estado:

Foto: Mateus Rossato (Diário)

– Aqui temos uma riqueza histórica, cultural e paleontológica muito importante. Os dinossauros mais antigos já encontrados foram localizados nesta região. Precisamos transformar essas potencialidades em desenvolvimento regional.

Bakof também ressaltou que os debates abordaram temas como ferrovias, rodovias, reforma tributária e modelos de cooperação entre municípios:

– O município é a principal célula da sociedade. É nele que surgem as demandas da população e, por isso, ele precisa ter orçamento e capacidade de planejamento. 


Autoridades e painelistas

Participaram da plenária autoridades, gestores públicos, representantes regionais e especialistas convidados para os painéis temáticos:

  • Presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Sergio Peres (Republicanos)
  • Diretor do Fórum Democrático da ALRS, Roque Bakof
  • Secretária-executiva do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus), Valserina Gassen — tema: Turismo e Desenvolvimento Regional
  • Presidente do Fórum dos Coredes, diretor do campus Soledade da UPF e doutor em Ciências Jurídicas, Idioney Oliveira Vieira — tema: Governança e Cooperação Regional
  • Professor da Unisc e doutor em Direito, Filipe Etges — tema: Reforma Tributária e Repercussão nas Finanças Municipais
  • Presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Evandro Barros Behr

Entrevistas completas:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fato raro: ovelha dá à luz quatro cordeiros em propriedade rural de Formigueiro Anterior

Fato raro: ovelha dá à luz quatro cordeiros em propriedade rural de Formigueiro

Com dívida bilionária, plano dos Correios é alvo de alerta do TCU por possível irregularidade Próximo

Com dívida bilionária, plano dos Correios é alvo de alerta do TCU por possível irregularidade

Geral