Festa senegalesa será celebrada em Santa Maria

Rebeca Kroll

Festa senegalesa será celebrada em Santa Maria
Fotos: Gabriel Haesbaert

Nesta quinta-feira (15), Santa Maria sediará uma das mais importantes celebrações da comunidade senegalesa em todo o mundo. O Grand Magal é uma festividade religiosa e cultural que acontece na cidade de Touba, no Senegal, e em todos os países que abrigam imigrantes senegaleses. O evento está na sua quinta edição no município, é gratuito e será aberto ao público em geral.

A festa tem como um dos seus objetivos simbolizar e agradecer a hospitalidade e a acolhida da cidade com os senegaleses e construir um espaço de integração local e de respeito à diversidade cultural e religiosa.

A celebração iniciará às 10h, no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, no Bairro Nossa Senhora Medianeira e contará com relatos, orações, cantos tradicionais e distribuição de almoço para os participantes ofertado pela organização.

Leia também

Laboratório de Educação Musical da UFSM abre inscrições para oficinas gratuitasOrquestrando Arte abre inscrições para aulas gratuitas de música, dança e teatroSegunda noite de festa dos calouros reúne cerca de 3 mil pessoas na Praça Saturnino de Brito

Promovido pela Comunidade Senegalesa de Santa Maria, o evento também conta com o apoio e organização do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional (MIGRAIDH), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

– É muito importante a população participar dessa celebração pela interculturalidade. Ter a oportunidade de conhecer uma nova cultura e outros costumes é muito importante para integrar a nossa comunidade com a deles. Esse é um grande desafio da imigração e por isso é fundamental a participação dos santa-marienses – afirma  Giuliana Redin, coordenadora do MIGRAIDH.

O Grand Magal

O Grand Magal é uma festa religiosa e cultural que simboliza a memória ao líder religioso do Mouridismo, Cheikh Ahmadou Bamba, que se exilou em um ato de resistência espiritual e política ao Império Francês, ainda no século XIX. O dia de celebração é considerado o mais importante para a confraria islâmica do Mouridismo, vertente com bastante representação entre os senegaleses.

Durante a celebração, são realizadas festas com canções religiosas, as khassidas (poesias de autoria de Bamba), além do compartilhamento de um almoço com a comunidade presente. O objetivo principal da festa é promover um momento de oração e agradecimento coletivo.

– A comunidade senegalesa aqui na cidade é pequena, mas é uma celebração muito bonita. É uma festa cheia de simbolismos que também prega valores como a paz e a solidariedade. É um momento importante para a integração da própria comunidade senegalesa, pois eles se conectam espiritualmente com o seu país e tem essa relação de trazer um pouco da cultura do Senegal e compartilhar ela com os brasileiros – explica a coordenadora.

Programação

10h– canto de khassidas (poesia senegalesa) 

12h– almoço gratuito.

13h -canto de khassidas

14h– relatos de organizadores e colaboradores do evento

15h– agradecimentos e encerramento.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Orquestrando Arte abre inscrições para aulas gratuitas de música, dança e teatro Anterior

Orquestrando Arte abre inscrições para aulas gratuitas de música, dança e teatro

Onde está a humanidade do ser humano? Próximo

Onde está a humanidade do ser humano?

Geral