Integração

Festa de religião e cultura senegalesa celebra 4ª edição em Santa Maria

18.302

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Migraihd (Divulgação)
3º Grand Magal de Santa Maria aconteceu em 2018

No dia 17 de outubro, quinta-feira, Santa Maria sediará uma importante celebração para a comunidade senegalesa em todo o mundo. É a data de realização do Grand Magal, atividade religiosa e cultural que acontece na cidade de Touba, no Senegal, e em todas as cidades e países no mundo que abrigam imigrantes senegaleses. Santa Maria é uma entre as cidades gaúchas que conta com a presença da comunidade senegalesa envolvida com a celebração.

 O Grand Magal é uma festa religiosa e cultural que simboliza a memória ao líder religioso do Mouridismo, Cheikh Ahmadou Bamba, que se exilou em um ato de resistência espiritual e política ao Império Francês, ainda no século XIX. O dia de celebração do Grand Magal é considerado o mais importante para a confraria islâmica do Mouridismo, vertente com bastante representação entre os senegaleses. Durante a celebração são realizadas festas com canções religiosas, as khassidas (poesias de autoria de Bamba), além do compartilhamento de um almoço com a comunidade presente. O objetivo principal da festa é promover um momento de oração e agradecimento coletivos.

- Simboliza a hospitalidade e a acolhida desta cidade, a comunidade senegalesa também nos presenteia com a diversidade e a cultura de paz - analisa a professora Giuliana Redin, coordenadora do Migraidh.

A celebração iniciará às 9h com caminhada em direção ao Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, no Bairro Nossa Sra. Medianeira, onde continua a programação do Grand Magal. A concentração para a caminhada será na Avenida Rio Branco, nº 755.

Santa Maria no acolhimento a refugiados

O evento é realizado pela Comunidade Senegalesa de Santa Maria e conta com o apoio e organização do Migraidh, Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional, representante da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A entrada é gratuita e haverá a distribuição de almoços para os participantes ofertados pela Comunidade Senegalesa. Mais informações na página do Migraidh/CSVM no Facebook e pelos contatos de WhatsApp: 54 99628 9991 ou 55 99969 3394.

Programação

  • 9h _ Caminhada até o Grand Magal, com saída Av. Rio Branco 755
  • 10h _ Canto de khassidas (poesia senegalesa)
  • 11h _ Introdução sobre o significado do Grand Magal e realização de cantos religiosos individuais pelos senegaleses
  • 12h _ Almoço com pratos brasileiros e senegaleses
  • 14h _ Definição de Imigrante e Integração com a profª. Giuliana Redin
  • 15h _ Realização de cantos grupais pelos senegaleses
  • 15h30min _ Apresentação explicativa do evento pelos senegaleses
  • 16h _ Relatos de organizadores e colaboradores do evento
  • 16h30 min _ Agradecimentos finais 

*Com informações do Migraidh

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

OktobierFest terá chope sem imposto em Santa Maria

Próximo

Acidente no Trevo da Maringá deixa trânsito lento na Faixa Nova

Geral