Feira do Livro faz show em homenagem ao “Velho Doutor” nesta quinta

Jewison

Feira do Livro faz show em homenagem ao “Velho Doutor” nesta quinta
Oristela (à esquerda), que sobe ao palco nesta quinta, ao lado de Eleú durante o 3º Festival Unimed da Canção Nativa. Foto: Pedro Piegas/abril de 2019

Nesta quinta-feira, a partir das 20h, sobem ao palco do Theatro Treze de Maio, filho, neto e amigos de Mário Eleú da Silva para cantarem as músicas e a vida do compositor nativista e escritor homenageado (póstumo) desta edição da Feira do Livro.

Eduardo Monteiro e Frederico Monteiro, filho e neto do “Velho Doutor”, irão interpretar canções do artista. Eduardo acredita que Eleú ficaria feliz com essa demonstração de carinho de seus parceiros de carreira e da família.

– Nós, filhos dele, sentimo-nos honrados em ter ele como homenageado da Feira. Meu pai sempre foi o grande exemplo que tivemos. Se ele ainda estivesse vivo, creio que ficaria orgulhoso pelo reconhecimento de composições e livros que ele escreveu – diz o filho, que cantará Na Romaria.

Confira mais notícias de Cultura

A apresentação terá participações de Pedro Flores, Renato Mirailh, Oristela Alves, Jorge André Brites e Dante Ramón Ledesma. Os artistas eram amigos do homenageado. Foi a voz de Ledesma que interpretou um dos maiores sucessos de Eleú, Orelhano.

– Será uma noite de emoções! Estamos felizes com o merecido reconhecimento e esperamos que seja um belíssimo show de homenagem às obras do nosso amado pai – conta Eloisa Monteiro da Silva, filha que representa o “Velho Doutor” durante a Feira.

HOMENAGEADO PÓSTUMO

Eleú também é conhecido por músicas como Trem da Fronteira, Silva da Silva, Provinciano e Mala Vazia. Com suas composições, venceu diferentes festivais do Estado e foi jurado da Tertúlia Musical Nativista em três edições. Além de compositor e médico, Mário também passeou pela literatura, escrevendo prosas e poesias.

Suas obras mais recentes são Velho Doutor e Ginete de Ilusões, ambos expostos na Feira do Livro de Santa Maria em 2021, com sessão de autógrafos do autor. Membro titular da Academia de Letras do Brasil. Seu trabalho de maior destaque, a música Orelhano, foi defendida por Dante Ramon Ledesma, na 5ª Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria, em 1984. Morreu neste ano, em 30 de janeiro.

MAIS DE 7 MIL LIVROS

A Câmara do Livro de Santa Maria atualizou o número de vendas da 49ª Edição da Feira do Livro. Foram 7.810 exemplares vendidos até terça-feira à noite. A instituição também corrigiu o número de livros vendidos durante a Feira de 2021: 25.440. Anteriormente, o divulgado ao Diário de Santa Maria pela Câmera em relação à edição anterior dava conta de 22 mil livros.

Com os números atualizados, a média diária de livros comercializados desta edição está pouco abaixo da 48º Feira (1562 vendas/dia em 2022, e 1590 vendas em média por dia de 2021).

– Não podemos comparar (as edições), até porque, no ano passado, não choveu no início da Feira. Já este ano, só na abertura que não enfrentamos a chuva. Por isso, consideramos que o volume de vendas está bom, ainda mais se levarmos em conta o fator clima – avalia Télcio Bresolin, presidente da Câmara.

PROGRAMAÇÃO

Espetáculo

Poema ema (Ateliê do Comediante)Local: Theatro Treze de MaioHorário: 14h30min

Livro Livre

O Velho Doutor – show em homenagem ao compositor Mário Eleú, escritor homenageado da Feira do LivroLocal: Theatro Treze de MaioHorário: 20h

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto para reduzir taxas de obras deve ser votado até início de junho pela Câmara Anterior

Projeto para reduzir taxas de obras deve ser votado até início de junho pela Câmara

Vice-presidente visita Santa Maria Próximo

Vice-presidente visita Santa Maria

Geral