Foto: Vinicius Becker (Diário)
Um morango, envolto em um brigadeiro cremoso e coberto por uma calda vermelha de açúcar crocante. A receita, que viralizou nas redes sociais, atravessou as telas dos celulares e virou uma febre em Santa Maria, segundo confeitarias ouvidas pela reportagem. O doce, conhecido como "Morango do Amor" e parecido com a tradicional maçã do amor, transformou-se em uma fonte de renda inesperada.
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O novo doce não possui um inventor conhecido. A receita ganhou popularidade em redes sociais, principalmente no TikTok, a partir de junho, período que coincide com as Festas Juninas, época em que a versão original com maçã é amplamente comercializada.
"Nunca vi nada parecido"

Em Santa Maria, confeiteiras relatam um volume alto de pedidos. "Em 5 anos de confeitaria, eu nunca tinha visto nada parecido. Realmente foi uma febre", conta Lauren Corrêa, que trabalha de forma artesanal em casa. Ela relata que, após começar a produzir o doce na última sexta-feira, a primeira remessa se esgotou em poucos minutos. A situação se repetiu nos dias seguintes.
– Quando postei, recebi mais de 50 mensagens. Disponibilizei reserva para hoje (terça, 22) e esgotou em minutos, para quarta (23) e esgotou em minutos também. Agora já estou com a agenda de quinta (24) quase lotada – detalha Lauren.
A história se repete com outras profissionais. Paola Oliveira, da "Confeitando Com Amor", descreve uma rotina frenética em busca da matéria-prima.
– Estou chegando no mercado agora para ver se acho morango para amanhã. Sábado, eu fiz 33. Foi tudo. Domingo, a gente fez 55, faltou de novo – afirma.
A "Segunda Páscoa"

O impacto no faturamento tem sido tão significativo que o fenômeno já ganhou um apelido no meio.
– Vejo muitas confeiteiras falando que está sendo a segunda Páscoa das confeiteiras, porque a Páscoa é a data que a gente mais vende, e agora essa febre do morango do amor está sendo muito rentável – explica Lauren Corrêa.
Para a confeiteira de Jessica Almeida por trás da "Doce Encantado", que trabalha em casa enquanto cuida de um bebê de 11 meses, o crescimento foi exponencial.
– Na primeira vez, eu vendi seis, no outro dia, eu vendi 12, no outro, 20, e agora estou com uma encomenda de 70 para entregar – diz ela, que viu uma publicação sua no Facebook ultrapassar 1.200 cliques.
O desafio do preço e da produção

A popularidade do doce também traz desafios. O principal é o preço, já que o morango e os insumos têm seu custo. Para contornar a queixa de alguns clientes, Paola Oliveira optou por um modelo mais acessível.
– A minha opção foi fazer um morango menor para conseguir vender mais barato. Estou conseguindo vender ele a R$ 10, com 60g, e está saindo muito – explica.
Além do preço, a produção exige técnica e paciência. O doce precisa ser consumido no mesmo dia para garantir a crocância da casquinha e a qualidade da fruta.
– Ele é um produto bem sensível. Tenho que preparar o brigadeiro numa consistência ideal e banhá-lo antes de consumir. É um doce que tu tens que ter paciência para poder fazer bem direitinho – detalha Jessica Almeida.
A curiosidade dos clientes é o que motiva a alta procura. "Muita gente compra por curiosidade. 'Por que que tá tão viralizado? Será que esse doce realmente é tudo isso?' E daí provam e veem que realmente é um doce muito bom", conclui Lauren. "Eu acho que não é só a febre, eu acho que realmente o morango do amor veio para ficar".