Exposição faz releitura das 15 estações da Via Sacra

Diário

Exposição faz releitura das 15 estações da Via Sacra

Foto: Eduardo Ramos

O trajeto percorrido por Jesus a caminho da crucificação, a Via Crucis, mais conhecida como Via Sacra, é o tema da exposição realizada pelo Grupo Olhares, que conta com a participação de 15 artistas de Santa Maria. Os 15 quadros que retratam os últimos passos de Cristo estão expostos na vitrine da Eny Infanto e podem ser visitados gratuitamente de segunda à sexta, das 9h às 19h, e aos sábados das 9h às 17h.

DCE promove programação cultural na Semana na Calourada

Além de chamar atenção por transformar a vitrine da Eny em um espaço para exposição, “Nos Passos/Via Crucis” possibilita uma reflexão visual no período de Páscoa. Para o artista e curador da mostra, Luciano Santos, as obras representam diferentes olhares de artistas de Santa Maria sobre o percurso que Jesus fez do Pretório de Pilatos ao Monte Calvário. O artista ficou responsável pela décima quinta estação, a “Ressurreição”, que foi incluída na Via Sacra por sugestão do Papa João Paulo II.

– Em tempos como o que estamos vivendo, de pandemia, guerra e crises, é importante relembrarmos a potência da fé e da arte. Então, mesmo que tenha sido desafiador realizar uma exposição com diferentes olhares sobre a Via Sacra, é muito gratificante ver o resultado final, a mistura de técnicas e de perspectivas que os artistas da cidade possuem. A exposição ficou sensível e muito bonita – conta Luciano.

Os passos que representam a Paixão de Cristo foram realizados a partir de sorteio. Assim, cada um sorteou uma das estações. Para a artista Ataisa Perin, que produziu o quadro “Jesus é condenado a morte”, a primeira estação da Via Crucis, o trabalho foi um exercício pessoal e profissional valoroso.

– Eu nunca trabalhei com temas religiosos, certamente foi um trabalho muito diferente de produzir. Mas, ao mesmo tempo, relembrei que a religião é muito importante para a arte, como a própria história da arte nos mostra. Por isso que foi muito interessante poder ilustrar a minha perspectiva enquanto artista e com as técnicas que domino sobre a primeira estação da Via Sacra – explica Ataisa.

Gabrielense é escolhido como patrono dos Festejos Farroupilhas 2022

Além disso, para o Grupo Olhares, a exposição na vitrine da Eny é uma oportunidade de aproximar a comunidade das artes, democratizar o acesso à cultura e dar mais visibilidade a trabalhos de artistas da cidade.

– Sabemos que poucas pessoas frequentam o Museu de Arte da cidade. E a Eny é um espaço no centro que faz parte do cotidiano das pessoas. A ideia é que, aos poucos, consigamos tornar o acesso à arte a cultura mais democrática e, por consequência, valorizar ainda mais os trabalhos que são feitos aqui em Santa Maria – enfatiza Luciano Santos.

A exposição “Nos passos” segue aberta para visitação na vitrine da Eny até este sábado.

AGENDE-SE 

O quê? Exposição “Nos passos/Via Crucis”

Quando – De segunda à sexta, das 9h às 19h, e ao sábados, das 9h às 17h

Onde – Vitrine da Eny Infanto (Rua Dr. Bozano, 1129)

Quanto – De graça 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Contratações do crédito rural alcançam R$ 209 bilhões em nove meses Anterior

Contratações do crédito rural alcançam R$ 209 bilhões em nove meses

Com a volta do ‘Brahma’, meme de Luisa Sonza em Santa Maria viraliza Próximo

Com a volta do ‘Brahma’, meme de Luisa Sonza em Santa Maria viraliza

Geral