Na próxima semana, cerca de 170 militares do Rio de Janeiro e de Goiânia (GO), Santa Rosa e Santa Maria participarão do curso de Operações Especiais em Faxinal do Soturno. As atividades ocorrerão entre terça-feira e o dia 12 de outubro.
Os militares usarão como base o Parque Municipal de Exposições de Faxinal. Eles realizarão suas ações no município e também em áreas de Dona Francisca, São João do Polêsine e Restinga Seca.
Segundo João Adalberto Schorn, um dos responsáveis pela operação, a atividade acontece desde 1980 em Faxinal do Soturno. No ano passado, contudo, não foi realizada no município, mas, devido a um pedido do prefeito Clovis Montagner (PP) e do vice-prefeito Lourenço Moro (PMDB), o Exército decidiu retomar a etapa do curso na Quarta Colônia.
Confira o calendário das 9 expofeiras da região
Os moradores dos municípios devem ficar atentos à presença dos militares na região porque, durante a operação, deverão ocorrer bloqueio de estradas e abordagem de veículos. Também estão previstos sobrevoos de helicóptero, saltos de paraquedas, atividades nas escolas e circulação da cavalaria e de blindados pelas ruas e estradas.
O exercício se encerra no feriado do dia 12, quando ocorrerá uma parada militar, às 10h, na Praça Vicente Pallotti.
OPERAÇÃO SOTURNO NEGRO
Exercício militar semelhante ao que ocorrerá a partir da semana que vem foi realizado em 2012, na região da Quarta Colônia. Naquele ano, o Exército realizou a Operação Soturno Negro.
Busto do Coronel Niederauer é retirado da Avenida Rio Branco
O treinamento das tropas contou com voos de helicópteros e caças, blindados e outros veículos militares e mobilizou efetivos em cidades como Faxinal, São João do Polêsine, Ivorá e Silveira Martins.
* Com informações da prefeitura de Faxinal do Soturno