Estudo para antecipar duplicação da RSC-287 deve sair este ano

Deni Zolin

Estudo para antecipar duplicação da RSC-287 deve sair este ano

Foto: Arquivo Diário

A previsão é que o estudo de antecipação da duplicação da RSC-287 seja apresentado, ao governo do Estado, até o final deste ano. Esse levantamento deve apontar qual o impacto de aumento na tarifa do pedágio caso o governo gaúcho autorize fazer as obras antes das datas previstas. É que qualquer antecipação impacta nos valores que precisarão ser financiadas pela concessionária Rota de Santa Maria para fazer as obras, que são bilionárias, e também nos juros pagos pela antecipação do empréstimo.

O deputado estadual Beto Fantinel (MDB) afirmou que já alertava que o movimento entre Santa Maria e a Quarta Colônia era maior do que os 6,5 mil veículos por dia estimados pelo estudo do governo do Estado, quando lançou o edital de concessão da RSC-287. No 1º mês de cobrança da tarifa em Palma, em Santa Maria, foram 8,5 mil veículos por dia, ou 33% a mais. Esse dado deve ser usado como argumento para pedir a antecipação da duplicação, que, pelo contrato, só deveria ocorrer entre 2040 e 2042.

Segundo Fantinel, se a população der aval para a antecipação, aceitando pagar um pouco mais de pedágio como compensação ao adiantamento das obras, a Rota de Santa Maria pretende duplicar os 204 km da RSC-287, entre o Aeroporto de Santa Maria e Tabaí, em 10 anos.

A empresa iniciará em 2023 a duplicação dos trechos urbanos em Tabaí e já deve antecipar e duplicar tudo, de Tabaí a Novo Cabrais, até 2026, ao menos quatro anos antes do previsto no contrato. A Rota cogita duplicar o restante, de Novo Cabrais a Santa Maria, até 2028, mas para isso, precisará de autorização do governo do Estado, já que o pedágio terá de ser reajustado para compensar a antecipação em 14 anos dessa obra, que só teria de ficar pronta até 2042, conforme o contrato.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Consulta Popular vai até a quarta-feira no RS Anterior

Consulta Popular vai até a quarta-feira no RS

Em Santa Maria, torcedores se reuniram em bares para assistirem a vitória do Brasil contra a Suíça Próximo

Em Santa Maria, torcedores se reuniram em bares para assistirem a vitória do Brasil contra a Suíça

Geral