Estudante de Santa Maria vai representar a cidade em evento nacional de tecnologia em São Paulo

Estudante de Santa Maria vai representar a cidade em evento nacional de tecnologia em São Paulo

Foto: Arquivo Pessoal

Helena Scolari do Canto (à esq.) e professora Jossiara (à dir.) irão para São José dos Campos (SP), participar da XIX Jornada Espacial

Doze alunos, de quatro escolas de Santa Maria, foram selecionados para participar da 19ª Jornada Espacial, que ocorre entre 19 a 25 de novembro, em São José dos Campos (SP). Helena Scolari do Canto, 16 anos, que cursa do segundo ano do Ensino Médio no Colégio Totem, vai representar o Coração do Rio Grande e está promovendo uma vaquinha online para custear as despesas de deslocamento e estadia.


O evento, que ocorre desde o começo do ano, é separado por etapas. A trajetória de Helena se iniciou com sua participação na Olimpíada Brasileira de Astrofísica e Astronomia (OBA), no qual alunos que estão cursando o Ensino Médio podem participar, de forma gratuita, realizando uma prova teórica de dez questões e respeitando alguns critérios estabelecidos em edital. 


​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A correção deste teste é enviada para a organização do evento, que emite por nota. A prova de Helena foi feita em maio no Colégio Totem de Santa Maria, e ela tirou nota dez. 


Ela também participou da Mostra Brasileira de Foguetes, no qual as equipes participantes constroem foguetes com garrafas pet e pressurizar com vinagre e bicarbonato de sódio. Com o bom desempenho também apresentado nesta competição, a equipe foi a única representante de Santa Maria a participar da Jornada de Foguetes, que ocorreu em Barra do Piraí (RJ), no mês de agosto. 


Foi o bom desempenho que, somados, compõem requisitos para que Helena fosse convidada para o simpósio em São Paulo. A professora de Física do Colégio Totem, Jossiara Aparecida Vidal, irá acompanhar Helena no evento e conta mais detalhes:


– Os alunos nota dez dessa olimpíada, do Brasil todo, são convidados a participar, mediante inscrição. São 60 vagas. Assim, os primeiros 60 que se inscreverem estão dentro. Helena é uma delas. Uma outra colega dela também foi convidada, mas não vai ao evento.


Professora Jossiara, no laboratório de física de partículas em Genebra, na SuíçaFoto: Arquivo Pessoal


O evento, com foco total em tecnologia, tem duração de uma semana. Os participantes terão contato com alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), da Embraer, entre outros. Os alunos vão receber dicas sobre como ingressar em uma universidade internacional, como fazer uma pós-graduação nesta área em países da Europa e também como ser um aluno expectador de algum laboratório de astronomia.


Equipe de Santa Maria na Jornada de Foguetes, em Barra do Piraí (RJ)Foto: Arquivo Pessoal


O local do congresso foi escolhido de forma estratégica, porque São José dos Campos é considerado um dos maiores polos tecnológicos do Brasil. Helena vai como convidada, com o objetivo de adquirir conhecimento. Ela conta que a expectativa para esse evento está bem alta:


– A expectativa para a Jornada Espacial é gigante, até porque já conheço parte da equipe que trabalha nisso, vi o quão incrível e fantástico pode e vai ser. 


Questionada sobre a sua relação com disciplinas voltadas às Ciências Exatas, ela revela que nunca foi fã, mas que eventos como esse mudaram a sua forma de enxergar essas matérias, principalmente física:


– Para ser sincera nunca gostei muito de física, ano passado fui bem mal em alguns trimestres, tenho meus altos e baixos. Porém, vi uma nova forma de ver a disciplina através desses eventos, consegui ver a física na prática antes de saber o que era física em si. As provas teóricas mostram mais o lado que os alunos odeiam e temem, porém eu me diverti fazendo as olimpíadas e aprendendo. Acho que esse é o termo certo, eu aprendi a ver a física num novo mundo, num mundo que não é tão assustador de cara, num lugar onde eu me divirto, aprendo, estudo, me esforço, e vejo frutos de tudo isso.


Além do Totem, alunos dos colégios Centenário, Tiradentes e Politécnico da UFSM também foram convidados. 


Helena (ao centro), vai representar Santa Maria na Jornada Espacial, em São José dos Campos (SP)Foto: Arquivo Pessoal


Os custos da viagem da estudante e da professora ficam a cargo da família da aluna. Para isso, uma vakinha online foi feita para ajudar com as despesas. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Uma semana depois de serem instaladas, novas luminárias do Parque Itaimbé são alvo de vandalismo Anterior

Uma semana depois de serem instaladas, novas luminárias do Parque Itaimbé são alvo de vandalismo

Prefeitura assina protocolo para utilizar CNPJ como inscrição municipal de empresas Próximo

Prefeitura assina protocolo para utilizar CNPJ como inscrição municipal de empresas

Geral