Estatais condenadas por água contaminada a quilombolas em Restinga Sêca

Deni Zolin

Estatais condenadas por água contaminada a quilombolas em Restinga Sêca

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou a condenação da União, do estado do Rio Grande do Sul, do município de Restinga Sêca e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) a indenizar em R$ 100 mil, por danos morais coletivos, a comunidade remanescente de Quilombo Rincão dos Martimianos, na zona rural de Restinga Sêca. Prejudicada pela falta de água potável, a comunidade bebia água de um poço artesiano contaminado. Para a 3ª Turma, houve negligência do Poder Público.

Conforme o Ministério Público Federal (MPF), que ajuizou a ação em 2014, o poço artesiano, perfurado em 1990, fornecia água com quantidade de flúor sete vezes maior que o permitido. Na inicial, o MPF relata que à época eram 55 famílias, com cerca de 40 crianças e adolescentes sofrendo com fluorose dentária (manchas nos dentes) e outras doenças decorrentes do flúor.

Em 2019, a 3ª Vara Federal de Santa Maria havia determinando pagamento de indenização por danos morais coletivos, fechamento do poço, implementação de tratamento odontológico para crianças e adolescentes acometidos de fluorose dentária, identificação de outras eventuais doenças, abastecimento semanal de água potável, colocação de caixas d’água nas casas e realização de licitação para instalação de rede de abastecimento de água no local.

De lá para cá, segundo o TRF4, parte das medidas foi cumprida, mas ainda falta a rede de abastecimento e o pagamento da indenização, o que levou os réus a recorrerem ao TRF4 pedindo a retirada ou redução do valor. Segundo a relatora, desembargadora Marga Inge Tessler, as provas demonstram que o consumo da água do poço trazia sérios prejuízos à saúde. “Cabe ao Poder Público o dever de implementar políticas públicas específicas destinadas a garantir o acesso das comunidades quilombolas à sadia qualidade de vida”, disse Marga.

Leia todos os Colunistas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Estou otimista que nós possamos virar o jogo, ir para o 2º turno e ganhar”, afirma Simone Tebet, candidata à presidência pelo MDB Anterior

“Estou otimista que nós possamos virar o jogo, ir para o 2º turno e ganhar”, afirma Simone Tebet, candidata à presidência pelo MDB

Desde sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante Próximo

Desde sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante

Geral