Estado apresenta plano para qualificar até 100 leitos pediátricos de UTI com suporte à distância

Arianne Lima

Estado apresenta plano para qualificar até 100 leitos pediátricos de UTI com suporte à distância
Foto: Marcelo Oliveira (arquivo/Diário)

O Governo do Estado apresentou um plano de contingência para atender a demanda hospitalar de emergências pediátricas. O documento foi apresentado em reunião com o Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) do Rio Grande do Sul na terça-feira e prevê, por exemplo, a expansão da capacidade de atendimento com o suporte para a qualificação de até 100 leitos pediátricos intensivos.

Secretaria da Saúde lança novo painel de monitoramento da dengue no Estado

O diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, explica que o programa não visa a criação de novos leitos, e sim a utilização de leitos já existentes que contam com suporte técnico à distância para atender como um leito intensivo.

Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 256 leitos pediátricos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), sendo 186 deles pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Plano de Contingência Pediátrico, proposto pela Secretaria da Saúde (SES), estabelece quatro níveis de gravidade e respectivas ações a serem desencadeadas.

TELEMEDICINA

Para dar suporte a esses serviços nos hospitais sem UTI, a equipe médica do local contará com o apoio por telemedicina de um médico intensivista pediátrico, que discutirá os casos à distância, por chamadas de telefone e vídeo, determinando as ações a serem adotadas no acompanhamento do paciente.

–Com isso, podemos até impedir que seja realizada uma transferência da criança para outro hospital de maior porte quando, com esse suporte, ela pode ter o atendimento no mesmo local onde já está – afirma a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, sobre a iniciativa.

Conforme a SES, a previsão de início de programa de telemedicina pediátrica de urgência é para 15 de junho. Já o plano de contingência, que conta com todas as orientações relativas ao programa, deve ser publicizado no site da SES em breve.

*com informações da SES

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Publicada lei que torna hediondo crime contra menor de 14 anos Anterior

Publicada lei que torna hediondo crime contra menor de 14 anos

Polícia Civil indicia estudante da UFSM pelo crime de racismo Próximo

Polícia Civil indicia estudante da UFSM pelo crime de racismo

Geral