Espetáculo Tangaço retorna ao Theatro Treze de Maio nesta quinta

Mirella Joels

Espetáculo Tangaço retorna ao Theatro Treze de Maio nesta quinta

Leandro

Fotos: Nathália Schneider

Nesta quinta, o quarteto, formado pelos músicos Fernando Ávila, Charles Tones, Marcelo de Almeida e Matheus Lopes, sobe ao palco do Theatro Treze de Maio para o show Tangaço.

A primeira apresentação do espetáculo ocorreu em 2021 e fez parte da programação do projeto Arte nas Janelas do teatro. Na ocasião, os artistas Fernando Ávila e Matheus Lopes tocaram sucessos do tango nas janelas do Treze e, nesta quinta, sobem ao palco com o apoio do Projeto Tributos.

A formação deste ano é um pouco maior do que a do primeiro espetáculo: a ideia é que a apresentação seja em quarteto, com acordeon, violão, violino e piano.

– O trabalho com o grupo tem sido muito bom, estamos construindo arranjos para essa formação. O tango geralmente tem a formação característica de quinteto, sexteto, ou até mesmo octeto, mas o quarteto também faz parte – explica Fernando Ávila.

Leia também:

Dia do Rock: confira uma HQ que conta a história do rock no mundo e em Santa MariaAos quatro anos, santa-mariense concorre em concurso de arte europeuDia do Rock: Elvis nos cinemas, tributo ao Rei do Rock e novidades na cena do rock gaúcho em Santa MariaDia do Rock: Elvis nos cinemas, tributo ao Rei do Rock e novidades na cena do rock gaúcho em Santa Maria

Como parte do Projeto Tributos, o acordeonista, que realiza a direção musical e artística do concerto, escolheu Carlos Gardel e Astor Piazzolla para serem os artistas homenageados. Gardel é um ícone da velha guarda tangueira, foi o compositor do clássico Por Una Cabeza e é um nome representativo do tango, tanto na Argentina, país onde nasceu, quanto no Uruguai. Piazzolla, também argentino, fez sucesso na segunda metade do século 20 e é um dos compositores mais tocados em concertos.

Tango no Rio Grande do Sul

Segundo Fernando Ávila, atualmente, o gênero não é popular no Rio Grande do Sul, nem no Brasil. Mas, em décadas passadas, orquestras de tango costumavam circular com frequência pelo estado.

– Estive em Montevideo há cerca de 15 dias e conheci um senhor, um músico chamado Mario Bianco. Ele me relatou que tocou em Santa Maria com uma orquestra típica de tango em 1970. Ele ter me relatado isso às vésperas do tangaço foi muito bacana. Então, o tango já esteve de fato mais presente na nossa cultura – relembra o acordeonista.

Em busca de desconstruir o estigma de que o gênero é apreciado apenas por pessoas mais velhas, a Argentina tem reinventado o ritmo com o eletrotango e, também, com o legado de Piazzolla.

Para Fernando, o espetáculo pode ajudar a reaproximar os santa-marienses do gênero musical:

– A expectativa de trazer esse espetáculo é fazer com que novas pessoas, inclusive um público mais jovem, aprecie esse tipo de música.

Além dos clássicos, a nova edição do Tangaço tem o objetivo de popularizar um novo repertório ao apresentar ao público músicas pouco conhecidas. O concerto também vai oferecer algumas surpresas aos presentes.

– Vai ter uma participação especial musical e uma outra apresentação especial que vamos deixar como surpresa para quem for ao espetáculo. Santa Maria está convidada a prestigiar este momento – adianta o músico.

Agende-se

O quê? Concerto TangaçoQuando – Nesta quinta, às 20hOnde – Theatro Treze de MaioQuanto – R$30 público geral e R$15 meia-entrada, disponíveis na bilheteria do Theatro Treze de Maio

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Câmara abre sessão virtual para votar PEC dos Benefícios Sociais Anterior

Câmara abre sessão virtual para votar PEC dos Benefícios Sociais

Próximo

Sindjus protesta em Santa Maria pela reposição salarial dos servidores

Geral