data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Foto: João Vilnei (prefeitura de Santa Maria)
Nesta semana, foi escolhida a empresa que será responsável pela operacionalização do castramóvel em Santa Maria. A vencedora do processo de licitação, lançado pela prefeitura ainda em janeiro deste ano, foi a Ninagut Consultoria Veterinária, de Uberlândia, Minas Gerais.
A proposta da empresa estima um valor de R$ 310.800 para a realização dos serviços, que incluem a castração e microchipagem de cães e gatos. De acordo com o superintendente de bem-estar animal, Alexandre Caetano, o próximo passo é uma avaliação técnica da empresa. Após o acerto destes detalhes, deve ser assinada a ordem de serviço. A partir disso, o equipamento poderá começar a operar na cidade.
LOGÍSTICA
Na prática, a prefeitura deve oferecer a estrutura para as cirurgias, que é o castramóvel, e a empresa entra com o material e a mão de obra para realizar os procedimentos. O foco inicial serão as cirurgias nas fêmeas. A previsão é que sejam realizadas castrações, retirada do ovário (ovariectomia) ou a retirada do útero e ovário (ovariohisterectomia).
O serviço será voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social. Nesse projeto, também vão estar presentes as Organizações Não-Governamentais (ONGs), responsáveis pela intermediação com a comunidade e mapeamento dos animais aptos para a cirurgia.