As férias de inverno são uma das épocas do ano mais esperadas pelas crianças, mas podem ser motivo de apreensão para seus pais. Como muitos não tiram folga no período, fica a preocupação de como manter os pequenos entretidos no recesso – já que brincar é essencial no desenvolvimento da criança.
– É uma forma de interação com os pais e com os amiguinhos. É na brincadeira que a criança reflete seus sentimentos e sua forma de ver as coisas – diz a psicóloga Fernanda Callegari Beltrame.
7 coisas para fazer neste findi em Santa Maria e região
De olho num público que não gosta de ficar entediado, shopping centers, cinemas, clubes e casas de festas de Santa Maria, fizeram uma programação especial para as férias escolares de inverno (veja quadro).
Só nos cinemas, são três as atrações que pais e filhos podem curtir juntos: A Era do Gelo – O Big Bang, Carrossel 2 e Procurando Dory. Já as casas de recreação estão oferecendo colônias de férias, nas quais os baixinhos podem passar as tardes se divertindo em atrações típicas de festas de aniversário.
Rock in Rio 2017: Produtora gaúcha negocia vinda de Bon Jovi a Porto Alegre
Incentivar a brincadeira é mais do que oferecer um passatempo, diz a psicóloga Fernanda. Por meio das brincadeiras, os pequenos aprendem a dividir, a aceitar as diferenças do outro e até a lidar com frustrações.
E a preocupação com o brincar precisa, sim, estender-se ao período de aulas, sem nunca esquecer da importância da brincadeira ao ar livre. Na Escola Jardim de Maria, que atende crianças de três meses a seis anos incompletos, o que os pequenos mais gostam é de se divertir na pracinha. Também gostam de correr, pega-pega, esconde-esconde e jogar bola.
– Ele vai experimentar,¿ler o mundo¿ para explorá-lo: vendo, falando, movimentando-se, fazendo gestos, desenhos, marcas, encantando-se com suas novas descobertas– diz a coordenadora pedagógica, Irmã Maria Cristiane Batalin.
VÍDEO: Pylla faz barulho e emociona Theatro Treze de Maio
Assim, aqueles pais e mães que não tiverem recursos para investir em entretenimentos comerciais, podem aproveitar para andar de bicicleta ou brincar de bola ao ar livre, o que propõe à criança a sensação de liberdade.
– Ela aprende a ter consciência do seu corpo num ambiente maior que o seu quarto, desenvolve o equilíbrio e até o sistema imunológico. Há também interação com a natureza e com os animais. A criança aprende a conviver em harmonia e com respeito com eles – diz Fernanda.