O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para o relacionamento com os clientes, embora muitos mencionem que o e-mail vai morrer, isso não é verdade, o e-mail continua sendo um ótimo instrumento. Além disso, neste ano ainda temos o Natal, a data de maior volume de vendas para o e-commerce, e o e-mail deve ser utilizado para conexão com o seu público.
Porém, o maior equívoco é achar que você irá encaminhar um e-mail com uma oferta do seu produto, e todo mundo irá comprar. Você tem que fazer uma estratégia, um planejamento. Você pode segmentar a sua base de clientes, encaminhar um e-mail especial para uma base de clientes, outro para outra. Um determinado produto para o público que você sabe que já gosta daquele tipo de produto. Outro erro é comprar uma lista de e-mail, isso não trará resultado, é uma prática de spam, pois as pessoas não autorizaram o envio do e-mail.
O envio de e-mails deve ser para quem está solicitando esses envios. Podemos observar as grandes marcas, os e-mails que recebemos constantemente estão associados a produtos de nosso interesse. As mensagens devem ser o mais personalizadas possível. As melhores plataformas de e-mail marketing permitem essa segmentação, fazendo com que a sua oferta chegue em quem realmente tem interesse. Você deve conquistar uma lista de e-mail, não comprar.
Terá uma efetividade e uma taxa de conversão muito boa, se você encaminhar para quem tem interesse. Na prática, se recebemos e-mails de spam, já desfazemos o nosso cadastro ou bloqueamos. Se nos cadastramos para receber, a taxa de conversão é muito alta. É muito importante a qualidade do lead, não a quantidade. Qualidade é para alguém que realmente tem interesse no seu produto. As ferramentas permitem qualificar o seu usuário, com um score. Com as automações você consegue mesclar as estratégias.
A recuperação de carrinho abandonado é uma excelente estratégia, pois a pessoa já chegou até o carrinho, só falta o pagamento, vamos conquistar esse cliente. O link deve ser direto para o check out para facilitar ao máximo a compra. Um aspecto a se considerar é a headline, que deve ser bem atrativa, pois, às vezes, sua campanha é bem interessante, mas se a headline não chamar a atenção, as pessoas acabam não abrindo o e-mail. Devemos considerar:
É extremamente eficaz – Você deseja que suas mensagens de marketing cheguem a seus clientes e clientes em potencial. E-mail é sua melhor aposta para isso.
É econômico – O marketing por e-mail é uma solução de marketing relativamente barata, especialmente devido à sua eficácia.
Seus clientes realmente querem – Se alguém se inscreve na sua lista de e-mail, é porque essa pessoa realmente quer ouvir você. 61% dos clientes afirmam que o e-mail é seu método preferido de comunicação das empresas. E mais de 90% das pessoas dizem que desejam receber e-mails promocionais de empresas com as quais fazem negócios.
Você é o dono da sua lista – Há um risco inerente de construir seguidores nas redes sociais, já que você está jogando no endereço de outra pessoa, onde são elas que fazem as regras. O que acontecerá se essa plataforma mudar seu algoritmo tão repentinamente que suas postagens estão alcançando apenas uma fração das pessoas que alcançava antes?
É extremamente mensurável – Existem estatísticas como taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de conversão para avaliar a eficácia de sua copy e design de e-mail. Estatísticas como taxa de rejeição, taxa de reclamação de spam, e taxa de cancelamento de assinatura fornecem uma janela clara sobre a integridade da sua lista. Mesmo estatísticas como taxa de compartilhamento de e-mail e taxa de crescimento da lista podem indicar a trajetória da popularidade de seu negócio.
Ciclo de vida de e-mails. São e-mails automatizados que envolvem os clientes, e constroem seu relacionamento com eles. São enviados automaticamente com base no comportamento do cliente (como uma compra) ou em horários específicos. Isso inclui coisas como e-mails de boas-vindas, de abandono de carrinho, de agradecimento, de solicitações de feedback, de recuperação e de marcos como mensagens de feliz aniversário.
#nuncaparedevender